Início Indústria Aeronáutica

Airbus conduzirá estudo conceitual sobre helicópteros de próxima geração para a OTAN

Imagem: Divulgação Airbus

A Agência de Apoio e Aquisições da OTAN (NSPA) contratou a Airbus Helicopters para liderar um estudo de conceito no projeto Next Generation Rotorcraft Capability (NGRC). Este projeto envolve a colaboração dos participantes no design, desenvolvimento e entrega de um helicóptero médio multifuncional.

A Airbus se associará às empresas Collins Aerospace e Raytheon, da RTX, e à MBDA para o estudo, que terá duração de 13 meses e avaliará dois conceitos integrados de helicópteros militares da próxima geração.

Participar deste estudo da OTAN para a próxima geração de helicópteros militares oferece uma oportunidade única de aproveitar nossa experiência trabalhando com as diferentes forças armadas europeias,” disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nosso objetivo, juntamente com nossos parceiros altamente qualificados, é desenvolver uma solução europeia, um conceito que atenda tanto às necessidades das forças armadas da OTAN quanto garanta a soberania industrial para nossas nações europeias e mantenha competências de engenharia essenciais,” acrescentou.

Este projeto será totalmente interoperável com outros meios da OTAN. Com nossa experiência em design de helicópteros civis e militares, estamos convencidos de que temos as soluções certas em termos de custo-benefício, alto desempenho e eficiência operacional na Airbus Helicopters para a próxima geração de helicópteros militares.

A Gerente Geral da NSPA, Sra. Stacy A. Cummings, afirmou: “O lançamento do Estudo de Conceito #5 é um marco significativo para as atividades da fase de conceito do NGRC e demonstra o comprometimento da NSPA em enfrentar o desafio do transporte médio da próxima geração para os países participantes. A estratégia de lançar 3 contratos paralelos, concedidos por meio de competição, cumpre nosso compromisso de maximizar a expertise da indústria, oportunidade e engajamento no programa, e fornecerá uma ampla gama de conceitos potenciais nos resultados do estudo para nossos clientes multinacionais.

França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda e Itália estão envolvidos no projeto por meio das diferentes empresas parceiras. Cada parceiro contribuirá para o estudo em sua área de especialização: design de helicópteros, integração de sistemas, conectividade, armas e efetores, aviônicos e sensores. O estudo se concentrará em rotorcrafts de alto desempenho. Os conceitos serão modulares e multifunção, totalmente interoperáveis com os padrões da OTAN, com um alto grau de conectividade e sistema de comunicação resiliente.

Mais de 140 forças armadas em todo o mundo utilizam helicópteros da Airbus, posicionando a empresa como um dos principais fornecedores globais de rotorcrafts militares avançados. A empresa oferece uma variedade de helicópteros, incluindo plataformas duplas como o H225M e o H145M, além de modelos especializados como o Tiger e o NH90.

A Airbus também disponibiliza uma gama de sistemas não tripulados e está explorando o potencial da integração entre sistemas tripulados e não tripulados. A Airbus possui um histórico significativo na colaboração com parceiros europeus e globais em projetos como o Next Generation Rotorcraft.

Informações da Airbus

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile