Airbus confirma cancelamento de pedidos restantes da Qatar Airways para o A350

A Airbus confirmou hoje a revogação de todos os pedidos restantes da Qatar Airways para aeronaves A350, conforme relatado pela Reuters. Segundo a agência, porta-vozes da fabricante aeroespacial europeia disseram que a empresa retirou as 19 aeronaves restantes da carteira de pedidos.

A partir da reclamação inicial da empresa aérea sobre o mau estado da pintura dos A350, uma série de disputas foram iniciadas, resultando em processos judiciais bilionários de ambas as partes. Nesse ínterim, a Qatar Airways desistiu de encomendas, a Airbus cancelou outras e a relação de ambas foi ficando cada vez mais estremecida.

Inicialmente, a Qatar Airways deveria ter uma frota de até 74 Airbus A350. Desse total, 34 seriam A350-900 e os 40 restantes corresponderiam à versão maior, o A350-1000. No entanto, as entregas ainda pendentes não se concretizarão.

Dos 65 A350 na frota da empresa árabe, 21 estão parados há meses devido aos problemas com a pintura. A Qatar diz que tal problema afeta a segurança do voo. A Airbus nega. Enquanto isso, os processos correm nos tribunais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias