Airbus da Azul tem problemas na subida e pilotos retornam com avião voando monomotor

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que realizava um voo de passageiros saindo do interior de São Paulo, teve problemas técnicos na decolagem, fazendo com que os pilotos retornassem ao aeroporto de origem com um dos motores desligado.

O incidente foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA recentemente, tendo sido registrado no dia 5 de março. O evento ocorreu com o Airbus A320neo registrado sob matrícula PR-YYI, enquanto estava realizando a rota de Campinas a Fortaleza, no Ceará.

De acordo com informações do CENIPA e também dados da plataforma RadarBox online de rastreio de voos, a aeronave saiu do Aeroporto Internacional de Viracopos às 23h15 para cumprir o voo AD-4763 com 95 passageiros.

Durante a decolagem pela pista 15, o Airbus apresentou um alerta de baixa pressão de óleo no motor esquerdo e, diante da anormalidade técnica, a tripulação realizou o corte do referido motor.

Em seguida, os pilotos realizaram os procedimentos e checklists previstos no manual do Airbus e retornaram ao aeroporto com apenas um dos motores em funcionamento. Veja abaixo os dados da plataforma RadarBox que mostram a trajetória da aeronave.

Após 17 minutos desde a decolagem, os pilotos pousaram o Airbus A320 pela pista 15 do aeroporto campineiro, seguramente e sem outras novas intercorrências.

A aeronave permaneceu em solo por cerca de quatro dias, tendo retornado às operações no dia 9 com um voo de Campinas para Florianópolis, em Santa Catarina.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

ANAC aponta que cerca de 7,5 milhões de passageiros voaram pelo...

0
Número é 0,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os aeroportos de São Paulo concentram o maior número de passageiros.