Airbus dá dinheiro extra a funcionários por conta do caos inflacionário europeu

Em meio a uma das maiores crises inflacionárias em várias partes do mundo, a fabricante de aeronaves Airbus decidiu dar um bônus a seus time. Fontes disseram à agência de notícias EFE na terça-feira que o extra será pago aos 126.495 funcionários do grupo em todo o mundo.

Para quatro países onde tem maior presença, isto é, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, a empresa dará 1.500 euros aos funcionários. Cerca de 90% deles estão nos países citados. Para a equipe localizada fora das bases mencionadas, será calculada uma porcentagem da base salarial, disseram as fontes. 

O objetivo da compensação extra é ajudar as pessoas num momento em que seu poder de compra tem sido duramente afetado por índices de inflação recordes.

O pagamento ocorre em uma parcela e não afeta outras negociações de reajuste salariam em curso. Por elas, sindicatos e empresa buscam também ajustes que compensem essa perda com o aumento da inflação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias