Início Empresas Aéreas

Airbus da LATAM começa a ser removido da pista com kit levado por outro jato

Após o incidente na manhã desta quarta-feira, o Airbus A321 da LATAM já começou a ser preparado para ser retirado da pista de Florianópolis.

O chamado Recovery Kit, que é composto por um kit de colchões infláveis e várias cordas, permitindo levantar e retirada a aeronave da posição em que ficou presa, é da própria LATAM, e chegou no início da noite a bordo de outra aeronave da companhia.

De matrícula PR-XBL, o A320neo decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, apenas com a tripulação e o Recovery Kit, pousando em Florianópolis às 19h15, e saindo pela taxiway antes de chegar próximo da área onde o A321 ficou no final da pista de pouso.

Este A320neo foi a única aeronave a pousar no aeroporto depois que o A321 saiu da pista, sendo aberta uma exceção exatamente pelo fato de levar o kit de remoção.

Quando do incidente do Boeing 777 também da LATAM no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, uma manobra similar foi feita pelo Lockheed C-130 Hércules da FAB, que usou parte da pista para levar o kit de remoção, sendo que depois outros aviões, como os ATR 72 da Azul, também operaram com a pista parcialmente aberta.

A última atualização da FAB aponta que a pista de Florianópolis será liberada às 08h00 da manhã desta quinta-feira, podendo ter alteração para mais ou para menos.

Todos os passageiros que tiverem passagem programada para Floripa nesta data devem estar em constante contato com a companhia aérea para averiguar o status do voo ou fazer remarcação da viagem.

Sair da versão mobile