Airbus da LATAM fica em chamas após colidir com caminhão na decolagem

Um grave acidente aconteceu no Peru hoje (18) , quando um Airbus A320neo da LATAM colidiu com um caminhão de bombeiro durante a decolagem.

O caso aconteceu no Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, no Peru, quando um A320neo da companhia latina estava na corrida de decolagem para um voo doméstico até Juliaca, mas um caminhão de serviço do aeroporto acabou entrando na frente.

Dados da plataforma FlightRadar24 mostram que o jato de matrícula CC-BHB chegou a atingir 129 nós (238 km/h) de velocidade antes da colisão.

O caminhão acabou atingindo em cheio o A320neo pela asa da aeronave, que perdeu o controle. A asa e o motor do lado direito acabaram encostando no chão e, devido ao impacto, se iniciou um incêndio.

Aparentemente, o caminhão de bombeiro estava num comboio de veículos que saía de uma área adjacente à pista. As primeiras informações dão conta de que nenhum passageiro ou tripulante da LATAM ficou ferido, mas não está claro se os ocupantes do caminhão escaparam.

As imagens impressionam já que a aeronave se arrasta pela pista em chamas, mas graças a uma ação rápida da tripulação e das equipes de emergência do aeroporto, o jato não explodiu e os passageiros conseguiram evacuar a aeronave pela própria pista.

A LATAM informa o seguinte em nota:

“A LATAM Airlines Peru informa que o voo LA 2213 (Lima – Juliaca) colidiu com um veículo durante a sua decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez.

Neste momento, informamos que não houve vítimas fatais entre as pessoas que estavam a bordo da aeronave e estamos focados em dar apoio aos passageiros e seus familiares. Além disso, está sendo realizado um trabalho em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível.

O processo de resposta ao ocorrido segue os protocolos operacionais e de segurança da empresa e buscam resguardar a integridade e o bem-estar dos passageiros.

O grupo LATAM está mobilizando todos os seus recursos humanos e técnicos para cuidar dos afetados pelo ocorrido e ativou o seu plano de resposta a emergências.

Assim que tivermos mais informações, elas serão compartilhadas.”

A administradora do Aeroporto de Lima também emitiu comunicado, confirmando que 2 bombeiros faleceram no acidente:

Um relato em áudio que circula nas redes sociais dá conta que os caminhões de bombeiro foram acionados para um exercício simulado, e por isso saíram em comboio até a pista, onde o primeiro deles colidiu com o Airbus da LATAM. Esta informação ainda não foi confirmada por autoridades locais.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Veja como tudo acontece em Congonhas quando o aeroporto fecha com...

0
Quando chega o horário em que as operações devem ser encerradas, os aviões são impedidos de decolar, mesmo que já estejam prontos para partir