Airbus deve começar a oferecer tecnologia de janelas do Boeing 787

A Airbus está começando a oferecer janelas dimerizáveis ​​eletronicamente em suas aeronaves, de acordo com um fornecedor da tecnologia de Michigan.

Avião Janela Dimerizável Gentex
Janelas dimerizáveis – Imagem: Gentex Corporation

A Gentex Corporation divulgou informações do desenvolvimento durante o show de tecnologia de consumidor CES2020 em Las Vegas.

A companhia diz que a Airbus está “oferecendo agora” a tecnologia em suas aeronaves, embora nenhuma das partes tenha indicado quais modelos de avião são contemplados como destinatários. “Mais detalhes do lançamento serão revelados nesta primavera”, acrescentou.

A Airbus já havia trabalhado com a Gentex para testar janelas eletrocromáticas, as mesmas que são fornecidas como padrão no Boeing 787. O novo 777X também utilizará a tecnologia.

Como funcionam?

As janelas eletronicamente reguláveis ​​permitem alterar gradualmente o nível de transparência e são oferecidas como alternativa às persianas.

“Eles também incorporam uma solução de controle térmico que impede que a energia infravermelha entre na cabine, diminuindo a dependência dos sistemas de ar condicionado”, diz Gentex.

A empresa afirma que suas janelas apresentam uma “transição de alta velocidade” entre total transparência e escuridão, acrescentando que a empresa desenvolveu uma nova capacidade de transmissão low-end “ultra escura”.

Interesse desconfiado

A Airbus havia se preocupado anteriormente se a luz poderia ser totalmente bloqueada usando a tecnologia. “Trabalhamos em conjunto com a Airbus para integrar a mais recente tecnologia de janelas dimerizáveis, aprimorando-a ainda mais com um revestimento especial adicional”, diz Steve Downing, chefe da Gentex.

A Gentex alega que suas últimas janelas escurecem duas vezes mais rápido que os designs anteriores e se tornam “100 vezes mais escuras”, eliminando mais de 99,999% da luz visível.

A versão da Airbus foi projetada como uma unidade que permite a substituição na linha aérea, para simplificar a instalação e manutenção, acrescentou a Gentex.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias