Airbus divulga vídeo do revolucionário A321 XLR saindo da oficina de pintura

Cena do vídeo apresentado nesta matéria

Após a confirmação do acordo com a Qantas Airways para os 12 A350-1000 do Project Sunrise e a extensão do pedido do A321 XLR (eXtra Long Range) para a operadora australiana, a Airbus divulgou imagens do primeiro narrowbody do modelo saindo da oficina de pintura.

O timing pode ter sido mera coincidência, já que o A321XLR, de alcance extra longo, está programado para fazer sua estreia no céus durante o segundo trimestre deste ano, com vistas a concluir seu processo de certificação e entrar em serviço em 2023, conforme informa o site Aviacionline, parceiro do AEROIN.

Abaixo é possível assistir ao vídeo divulgado pela Airbus nesta segunda-feira (2), mostrando parte do processo de pintura da aeronave na planta da Airbus em Hamburgo, na Alemanha.

A versão A321XLR tem um alcance de 8.700 km. Isso dá ao avião um tempo de voo de até 11 horas, permitindo conectar, por exemplo, Miami a Buenos Aires; Nova York a Roma; Londres a Nova Delhi ou São Paulo a Lisboa, sem paradas e numa aeronave narrow body, um feito sem precedentes na história da aviação.

O modelo estará presente em diversas companhias aéreas que buscam capturar o mercado transatlântico, em rotas de menor demanda, o que inclui: American Airlines, United Airlines, Aer Lingus, JetBlue, Iberia e, mais recentemente, Air Canada.

Middle East Airlines (lançadora do modelo), Flynas, Saudia e Air Arabia pretendem expandir sua presença no Sudeste Asiático e na África. Com sede na Índia, a IndiGo planeja desembarcar na Europa com o modelo.

A aeronave permitirá que a VietJet Air, Air Asia X e Cebu Pacific aterrissem na Austrália ou expandam mercados secundários na Índia, ou no Oriente Médio.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Relato de brasileiro revela o que teve o avião A330 que...

0
Segundo o viajante, os passageiros já estavam a bordo do Airbus A330 quando os pilotos não puderam prosseguir com o voo.