A Airbus e o BMW Group lançaram um Desafio Global de Computação Quântica intitulado “A Busca pela Mobilidade Quântica” para enfrentar os desafios mais urgentes na aviação e na indústria automotiva que têm permanecido insuperáveis para os computadores clássicos.
Este desafio é o primeiro do seu tipo, reunindo dois líderes globais da indústria para aproveitar as tecnologias quânticas em aplicações industriais do mundo real, desbloqueando o potencial para criar soluções mais eficientes, sustentáveis e seguras para o futuro do transporte.
“Este é o momento perfeito para destacar a tecnologia quântica e seu impacto potencial em nossa sociedade. A parceria com um líder da indústria como o BMW Group nos permite amadurecer a tecnologia, pois precisamos preencher a lacuna entre a exploração científica e suas aplicações potenciais. Estamos buscando os melhores estudantes, doutorandos, acadêmicos, pesquisadores, startups, empresas ou profissionais no campo, em todo o mundo, para se juntarem ao nosso desafio e criar uma mudança paradigmática massiva na forma como as aeronaves são construídas e voam”, diz Isabell Gradert, Vice-Presidente de Pesquisa Central e Tecnologia na Airbus.
“Após o sucesso das edições anteriores dos Desafios de Computação Quântica pelo BMW Group e pela Airbus, estamos nos preparando para uma nova onda de inovação, explorando as capacidades da tecnologia para sustentabilidade e excelência operacional”, disse Dr. Peter Lehnert, Vice-Presidente de Tecnologias de Pesquisa no BMW Group. “O BMW Group está claramente buscando se posicionar na encruzilhada da tecnologia quântica, do ecossistema global e de soluções de ponta. Ao fazer isso, acreditamos fortemente em avanços significativos quando se trata de materiais sustentáveis para baterias e células de combustível, para gerar designs únicos e eficientes, ou para aprimorar a experiência geral do usuário nos produtos do BMW Group”.
A computação quântica tem o potencial de aumentar significativamente a potência computacional e permitir operações mais complexas que desafiam até mesmo os melhores computadores de hoje. Em particular, para setores orientados por dados, como o setor de transporte, essa tecnologia emergente pode desempenhar um papel crucial na simulação de vários processos industriais e operacionais, abrindo oportunidades para moldar produtos e serviços de mobilidade futuros.
Os candidatos ao desafio são convidados a selecionar um ou mais problemas: Design aprimorado de aerodinâmica com solucionadores quânticos, mobilidade automatizada futura com aprendizado de máquina quântica, cadeia de suprimentos mais sustentável com otimização quântica e inibição aprimorada de corrosão com simulação quântica. Além disso, os candidatos podem apresentar suas próprias tecnologias quânticas com potencial para desenvolver aplicativos nativos ainda não explorados no setor de transporte.
O desafio é hospedado pelo The Quantum Insider (TQI) e dividido em duas partes: uma fase de quatro meses, durante a qual os participantes desenvolverão um quadro teórico para uma das declarações fornecidas, e uma segunda fase, na qual os finalistas selecionados implementarão e compararão suas soluções. A Amazon Web Services (AWS) oferece aos candidatos a oportunidade de executar seus algoritmos em seu serviço de computação quântica Amazon Braket.
Um júri composto por especialistas quânticos líderes mundiais se unirá a especialistas da Airbus, BMW Group e AWS para avaliar as propostas enviadas e premiar uma equipe vencedora com um prêmio de €30.000 em cada um dos cinco desafios, até o final de 2024.
As inscrições estão abertas a partir de hoje, e as submissões serão aceitas de meados de janeiro até 30 de abril de 2024, no site: www.thequantuminsider.com/quantum-challenge.
Pela Assessoria de Imprensa da Airbus