Airbus e P&W iniciam testes em novo motor mais econômico para a família A320neo

A Pratt & Whitney anunciou ontem que a Airbus iniciou testes de voo do motor GTF Advantage em uma aeronave A320neo. A ideia é que essa campanha continue a amadurecer o motor testando-o em uma variedade de ambientes, incluindo tempo quente e frio e operação de aeroportos de alta altitude.

A certificação do motor continuará até o primeiro semestre de 2023, incluindo voos e testes de solo, bem como testes extensivos de resistência para garantir a maturidade do produto. Por ora, o motor completou mais de 2.400 horas e 7.800 ciclos de testes, incluindo um teste bem sucedido com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

“Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e emissões de CO2 para a família A320neo”, disse Rick Deurloo, presidente de P&W Motores Comerciais. “O motor GTF Advantage amplia essa liderança. Ele também aumenta a capacidade da aeronave aumentando o impulso e protege a durabilidade. Para as companhias aéreas, isso significa novas oportunidades de receita e melhor economia operacional. Nossa revolucionária arquitetura é a base para tecnologias de aviação mais sustentáveis nas próximas décadas, e o motor GTF Advantage é o próximo passo nessa jornada.”

O motor GTF Advantage reduz o consumo de combustível e emissões de CO2 em até 1% em comparação com o atual modelo GTF. Capaz de uma melhoria de impulso de decolagem de 4% ao nível do mar, o motor poderia permitir maior alcance e maior carga útil, tornando-o particularmente adequado para aeronaves A321XLR e desbloqueando mais destinos para companhias aéreas.

Além disso, o motor oferecerá um aumento de até 8% de impulso de decolagem em altitudes mais altas. O GTF Advantage será intermixável e intercambiável com o atual motor GTF para garantir a máxima flexibilidade operacional, diz a nota da P&W.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias