Airbus emplaca rara venda do ‘rejeitado’ modelo A319neo

Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

O livro de pedidos da Airbus cresceu significativamente em julho, somando 401 unidades, sobretudo por conta de um enorme contrato firmado com empresas estatais chinesas. No meio desse número, uma venda em especial chamou a atenção, a de cinco A319neo da Air China.

O modelo A319neo vendeu pouco até o momento, com 86 unidades encomendadas, ainda muito longe das cerca de 1.500 vendidas por seu antecessor, o A319ceo. O mau desempenho em vendas é justificado pelo fato do modelo concorrer contra outro modelo da própria Airbus, o jato regional A220-300, esse sim com mais de 500 pedidos.

Do total encomendado, a americana Spirit Airlines deve ser a maior operadora, com 31 unidades em lista, seguido pela China Southern, com 12 pedidos. Outros 36 exemplares estão alocados para clientes VIP, governos ou não-identificados publicamente. Por fim, cinco agora estarão destinadas à Air China e mais duas para a Air Côte d’Ivoire.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias