Airbus entrega o primeiro A320neo com capacidade de pousar guiado por satélite

Foto de ERIC SALARD, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Airbus informou nesta sexta-feira (3) que entregou o primeiro Airbus A320neo equipado com a mais recente tecnologia Satellite Based Landing System (SLS) para a easyJet. O SLS permite que os pilotos realizem aproximações diretas usando precisão de satélite, sem a necessidade de sistemas terrestres adicionais, como ILS, mesmo em condições de baixa visibilidade, economizando combustível e reduzindo emissões.

O SLS entrou em serviço pela primeira vez na Europa com o A350 em 2015, depois que a Airbus foi pioneira no desenvolvimento e introdução de aproximações CAT1 usando tal tecnologia, com o apoio da Agência Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) – anteriormente conhecida como GSA – e da Comissão Europeia. A função SLS também está disponível nas famílias de aeronaves A220 e A330 e em andamento para o A380.

“Ao usar o SLS, as companhias aéreas se beneficiam de recursos operacionais aprimorados e eficiência operacional”, diz Philippe Mhun, chefe de programas e serviços da Airbus. “Estamos muito satisfeitos em oferecer este novo recurso de Gerenciamento de Tráfego Aéreo agora na Família A320, que demonstra como a Airbus está mantendo suas aeronaves na vanguarda da tecnologia”. Ele acrescenta: “A introdução de tecnologias baseadas em satélite destaca o benefício da colaboração entre divisões da Airbus. Com a Airbus Defence and Space sendo uma das líderes mundiais em tecnologia de satélite, aproveitamos essa experiência e a aplicamos à aviação comercial. Estamos gratos pelo excelente apoio prestado pela EUUSPA e pela Comissão Europeia.”

A Airbus também está desenvolvendo a nova geração do EGNOS, o Sistema Europeu de Aumento Baseado em Satélite. “A Airbus está engajada e comprometida com a entrega da próxima versão do programa até 2027”, afirmou François Gaullier, chefe de telecomunicações e navegação da Airbus Defence and Space. “Os usuários do SLS se beneficiarão perfeitamente disso à medida que o serviço estiver disponível em outros destinos europeus.”

David Morgan, Diretor de Operações de Voo da easyJet, disse: “Estamos entusiasmados com este último desenvolvimento tecnológico, pois representa mais um passo para melhorar ainda mais a eficiência de nossas operações, ajudando-nos a reduzir o uso de combustível e, portanto, combater nossas emissões de carbono. Acreditamos que a modernização do setor de aviação é um objetivo crucial que exige o esforço conjunto e coordenado de toda a indústria. Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, juntamente com nossos parceiros em todo o setor, permitindo-nos operar da maneira mais eficiente e tecnologicamente avançada possível para a segurança de nossos clientes e a proteção de nosso planeta.”

A Família A320neo incorpora motores e Sharklets de nova geração, que juntos proporcionam pelo menos 20% de economia de combustível e CO2, bem como uma redução de 50% da pegada de ruído.

No final de abril de 2022, a Família A320neo havia recebido mais de 8.000 pedidos de cerca de 130 clientes. Desde a sua entrada em serviço há seis anos, a Airbus entregou mais de 2.200 aeronaves da Família A320neo, contribuindo para uma economia de 15 milhões de toneladas de CO2 em relação às aeronaves da geração anterior que substituem.

Informações da Airbus

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Médicos fazem história com primeiro transplante onde um coração cruzou o...

0
Médicos conseguiram um feito histórico ao realizar o primeiro transplante de coração humano no qual o órgão doador foi transportado