Airbus entregou mais aeronaves VIP que a Boeing em 2022, mas as duas estão perdendo espaço

A General Aviation Manufacturers Association (GAMA), entidade que reúne construtores de aeronaves de uso privado, divulgou o total de aeronaves entregues durante 2022 para o setor de aviação geral, reporta o Aviacionline.

De acordo com o relatório, pode-se ver que no segmento de aeronaves VIP,  os fabricantes Airbus e Boeing têm uma pequena participação. Se comparados com fabricantes como Bombardier, Textron ou Gulfstream, os gigantes da aviação comercial estão nas últimas posições do ranking.

A Airbus entregou um total de oito aeronaves em 2022, enquanto os clientes da Boeing receberam apenas duas. O fabricante europeu entregou dois ACJ220-100, um ACJ319-100 e cinco ACJ330-200. Por sua vez, a Boeing entregou um BBJ MAX 8 e um BBJ MAX 9, ambos entregues no último trimestre do ano.

Airbus e Boeing perderam espaço no mercado VIP devido ao crescimento de seus concorrentes especializados, principalmente Bombardier e Gulfstream. Ambas apostam em seus modelos maiores para brigar no segmento de grandes aeronaves VIP.

A Bombardier continua trabalhando em seu programa Global, hoje liderado pelas variantes Global 7500 e 8000. O primeiro é o maior jato executivo da empresa e o segundo é o jato executivo com maior alcance: 14.631 quilômetros em configuração para 8 passageiros. Esse desenvolvimento continua evoluindo e se adaptando aos novos padrões da aviação executiva de longo alcance.

A Gulfstream também tem como alvo a série G , atualmente liderada pelos modelos G700 e G800, que competem diretamente com o Global 7500 e 8000. Eles têm especificações de voo semelhantes aos modelos do fabricante canadense, tanto em alcance quanto em desempenho.

A diferença entre os modelos da Airbus e da Boeing, em relação aos da Bombardier e da Gulfstream é a concepção da aeronave. Tanto o ACJ quanto o BBJ são variantes VIP dos modelos comerciais de maior sucesso dos fabricantes; já o Global e o G Series são jatos construídos especificamente para o mercado executivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias