Airbus estaria na frente da Boeing na disputa por encomenda da Malásia

A disputa por uma nova encomenda de jatos da Malaysia Airlines avança, com a Airbus saindo na frente por conta de seu produto A330neo.

Foto por Clément Alloing

A empresa aérea de bandeira da Malásia conta com uma variada frota de jatos Boeing 737-800, Airbus A330, A350 e A380. Não apenas esses, a companhia tem encomendados o Boeing 737 MAX 8 e MAX 10, e pretende ampliar o livro de pedidos com mais algumas aeronaves widebody.

É nesse novo contrato que o domínio da Airbus deve continuar, já que a fabricante europeia estaria na frente na disputa, segundo fontes reportaram à Bloomberg.

A vantagem da Airbus já era esperada, já que o tempo de transição dos pilotos do A330ceo (mais antigos) para o A330neo é mínimo, e também bem pequeno do A350 ou A380 para este avião, por terem muitas tecnologias similares.

Por outro lado, introduzir um avião da Boeing na frota de longo curso traria custos maiores já que a operação é diferente, os motores e peças também.

Outra vantagem seria a questão da AirAsiaX, que nasceu como uma concorrente da Malaysia Airlines, mas depois quase se tornaram aliadas num negócio que foi impedido pelo governo local para evitar um monopólio do setor. A AirAsiaX tinha encomendado 78 jatos A330neo, mas reduziu o pedido para 15 aeronaves, e parte dos 63 aviões que iriam ser entregues pra concorrente podem ser transferidos para a Malaysia.

A Boeing estaria oferecendo o 787-10 Dreamliner para atender ao pedido de 30 jatos que substituirão os A330ceo. O valor da transação está estimado na casa dos $10 bilhões de dólares, e um anúncio deve ser feito ainda neste mês e provavelmente nos próximos dias durante o Farnborough International Airshow, que você acompanha aqui numa cobertura especial que o AEROIN fará diretamente da feira.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Voo israelense não pousa em Dubai por causa da chuva, desvia...

0
Um avião israelense que dirigia-se ao Dubai foi desviado para Abu Dhabi durante as tempestades dos últimos dias, mas os funcionários