A Airbus está lutando para acompanhar a demanda e, como consequência, está de olho em mais capacidade do outro lado do Atlântico. Há rumores de que a fabricante de aviões europeia está avaliando a construção de linhas de montagem finais adicionais para suas aeronaves A320 e A350.

Segundo os rumores publicados pelo Flieger Faust, a Airbus poderia implantar mais duas linhas de montagem na América do Norte. A fabricante já tem outras duas atualmente em Mobile, nos Estados Unidos, e Mirabel, no Canadá.
Mobile é uma linha de montagem final para a família de jatos A320 e foi recentemente expandida para incluir também uma linha do A220. Mirabel, no Quebec, é onde a Airbus produz a família de aeronaves A220, que antes pertencia à Bombardier como jatos C-Series.
O Flieger Faust sugere que a Airbus deseja garantir capacidade de produção adicional para sua popular família A320, bem como para seus modelos de grande porte A350, e procurará construir uma nova linha de montagem final (FAL) para cada modelo.
A Airbus ganhou um número recorde de pedidos nos últimos 12 meses, assumindo a posição da maior fabricante de aviões do mundo de sua concorrente nos EUA. No entanto, também teve sua própria parcela de problemas, com as companhias aéreas repreendendo-a por entregas lentas e prazos perdidos.
Onde seriam as novas linhas?
Sylvain Faust sugere que Mobile seria o lugar que a Airbus consideraria construir outra linha de produção do A320. Faria sentido, dado que todos os equipamentos e instalações do modelo já estão no local, e a Airbus pode ter recebido um incentivo interessante pelas autoridades locais para manter mais empregos e negócios na área.
Para o A350, Mirabel e Mobile têm suas vantagens.
Mirabel é interessante, já que a Airbus tem opções de terras ao redor do aeroporto. O Flieger Faust diz que o terreno é oito vezes o tamanho do ocupado pelas atuais instalações do A220. Terras desse tamanho acomodariam uma grande fábrica de montagem do A350 com facilidade.

Outras vantagens: os executivos seniores da Airbus já passam bastante tempo lá, supervisionando a montagem do A220, e o local fica perto de Montreal, com muito espaço e qualidade de vida para os trabalhadores da fábrica.
No entanto, Mobile também tem seus pontos positivos, principalmente com as tarifas de Trump entrando em jogo, e a ampliação da produção no quintal da concorrência. A fabricante de aviões europeia, sem dúvida, vê muitos benefícios na montagem do A350 nos EUA. Mas não seria demais se já houver interesse na planta adicional do A320 planejada para o local?