Airbus faz a entrega do primeiro A320neo da África Ocidental

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus entregou o primeiro Airbus A320neo à transportadora de bandeira da Costa do Marfim, com sede em Abidjan, marcando a estreia do modelo na África Ocidental. A aeronave entregue é parte de um pedido original feito em 2016 para dois Airbus 320ceo e dois Airbus 320neo. 

Com isso, a empresa irá implantá-lo inicialmente em seus destinos existentes nos Camarões, Gabão e Senegal e, em uma segunda instância, chegará à África do Sul em abril de 2021, reporta o Aviacionline.

O A320Neo foi registrado como TU-TSX (MSN 10197), possui motores CFM International LEAP-1A e está configurado para 148 passageiros divididos em duas classes, com 16 assentos executivos e 132 econômicos. A aeronave possui conectividade de alta velocidade com a internet e um sistema de entretenimento de última geração.

O voo de traslado para entrega decolou das instalações da Airbus em Toulouse com uma tonelada de itens humanitários, incluindo equipamentos médicos e brinquedos. Em associação com a Aviation sans Frontières e a Airbus Foundation, a missão faz parte da iniciativa de responsabilidade social corporativa da Air Côte d’Ivoire. Os produtos transportados servirão a ONGs locais em Abidjan, apoiando assim o setor de educação e saúde no país.

A companhia aérea costa-marfinense foi fundada em maio de 2012 como uma entidade público-privada entre o governo da Costa do Marfim, da Air France-KLM e do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Econômico (AKFED). A empresa veio para substituir a anterior companhia aérea de bandeira, a Air Ivore, que foi liquidada em 2011 devido a uma crise política que afetou o país, somada a problemas de gestão e pesadas dívidas.

Com esta nova adição, a Air Côte d’Ivoire agora tem dez aeronaves: três Airbus A319, dois Airbus A320Ceo e quatro DHC 8-400NG, ela também tem um pedido para dois Airbus 319neo e um Airbus 320neo adicional. Com eles, conecta 21 destinos internacionais e seis destinos domésticos do Aeroporto Internacional Félix-Houphouët-Boigny de Abidjan.

Em 2018 transportou 780.652 passageiros com um faturamento de 89,2 bilhões de francos CFA (US $ 165 milhões). É a empresa líder na África Ocidental, com cerca de 54% do mercado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.