A Plug Power anunciou ontem, dia 13 de outubro, uma parceria estratégica com a Airbus para estudar a viabilidade de levar hidrogênio verde para futuras aeronaves e aeroportos em todo o mundo.
Com mais de 20 anos de história e clientes como Amazon, Walmart e Home Depot, a Plug Power é a maior compradora de hidrogênio líquido globalmente e construiu uma “rodovia do hidrogênio” nos Estados Unidos, que já inclui mais de 165 postos de abastecimento que atendem frotas de caminhões movidos a hidrogênio, empilhadeiras e veículos de e-mobilidade de indústrias em todo o país.
A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Plug Power também fornece energia de backup confiável e resiliente no local para empresas e instituições, sejam centros de dados, serviços públicos, varejistas ou universidades.
Como parte de sua meta ambiciosa de trazer aeronaves de emissão zero ao mercado até 2035, a Airbus identificou o hidrogênio verde como uma das opções mais promissoras para descarbonizar as viagens aéreas e trabalhará em estreita colaboração com a Plug Power em um estudo conjunto e um roteiro que pode entregar hidrogênio verde para aeronaves e o ecossistema do aeroporto nos próximos anos.
A Plug Power construirá cenários de implantação para infraestrutura verde de hidrogênio em aeroportos, enquanto a Airbus fornecerá informações sobre as características das aeronaves a hidrogênio.
“Já revolucionamos os caminhões elétricos e as frotas industriais no solo, então agora estamos voltando nossos olhos para o céu”, disse Andy Marsh, CEO da Plug Power. “E estamos entusiasmados em iniciar esta jornada com a Airbus. Não apenas imaginamos um futuro em que aeronaves em todos os lugares sejam movidas por hidrogênio verde, mas também os aeroportos que as atendem, incluindo equipamentos de apoio em solo, empilhadeiras e veículos que transportam os consumidores pelos aeroportos e portões. No total, isso deve percorrer um longo caminho para a construção de um futuro mais sustentável para a indústria de aviação global.”
Glenn Llewellyn, Vice-Presidente da Airbus para Aeronaves de Emissão Zero, acrescenta: “Nós da Airbus vemos um enorme potencial de hidrogênio verde para alimentar nossas futuras aeronaves de emissão zero. Esta parceria com a Plug Power – uma verdadeira pioneira no desenvolvimento de infraestrutura de hidrogênio verde nos Estados Unidos e pontos-chave na Europa e na Ásia – nos permitirá alavancar sua experiência para descarbonizar aeroportos enquanto os prepara para a chegada de aeronaves a hidrogênio até 2035.”
Hoje, a indústria da aviação representa entre 2-3% das emissões globais de CO2 induzidas pelo homem. Os aeroportos são grandes centros de carga que tradicionalmente dependem de combustíveis fósseis para fornecer energia a uma ampla variedade de transporte terrestre e equipamentos, e para aquecer prédios e terminais.
O hidrogênio verde, produzido pela eletrólise da água com eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis, foi apontado por uma variedade de indústrias como um meio potencial para atingir suas metas de descarbonização, e a indústria da aviação não é exceção.
Como parte da parceria, a Plug Power e a Airbus selecionarão um aeroporto dos EUA para servir como o primeiro aeroporto piloto de hidrogênio na América do Norte, servindo como um estudo de caso para expansão da infraestrutura de hidrogênio em outros aeroportos.
A Airbus lançou seu conceito de “Hub de Hidrogênio em Aeroportos” em 2020 para dar início à pesquisa sobre os requisitos de infraestrutura para futuras aeronaves a hidrogênio, bem como operações aeroportuárias de baixo carbono, em toda a cadeia de valor.
A Plug Power e a Airbus também considerarão a criação de uma série de projetos conjuntos como parte dessa parceria para ser ainda mais pioneira na implantação de infraestrutura de hidrogênio verde para a aviação, em escala.
Informações da Plug Power
Leia mais: