Início Indústria Aeronáutica

Airbus faz tuite criticando a American Airlines, apaga rápido e diz que foi vítima de hacker

Assim como tantas outras empresas multinacionais, a gigante aeroespacial Airbus tem divisões em todo o mundo e, muitas vezes, mantêm contas de redes sociais segmentadas por região. Esse é o caso da Airbus US, que possui sua própria conta no Twitter para compartilhar informações sobre suas várias atividades nos EUA.

No entanto, ontem à noite, a conta foi supostamente vítima de uma violação de segurança online. Um tuite foi publicado que não seguia os padrões de linguagem corporativa geralmente vista nas publicações da Airbus US.

O usuário usou a oportunidade para criticar a cliente notável da Airbus American Airlines, dizendo: “@AmericanAir – fomos informados há três horas que nossas malas atrasadas chegariam ao DCA [Aeroporto Ronald Reagan, em Washington] e seriam chamadas quando chegassem. Supostamente, elas estão no solo há uma hora e nenhuma ligação. O que houve?”

A conta verificada da Airbus US tem aproximadamente 65.000 seguidores, portanto, o tuite não foi bem recebido pela empresa. O post foi excluído rapidamente, mas muitos usuários da rede social capturaram e compartilharam a mensagem antes disso.

A Airbus US respondeu com a mensagem: “Possível hack – não nós. Trabalho de detetive em andamento… Nós [amamos] @AmericanAir”. A empresa também divulgou uma declaração oficial informando sobre o incidente e suas medidas de segurança para impedi-lo de acontecer novamente.

Esse não é o primeiro caso e certamente não será o último. Muitas coisas podem ter ocorrido, como algum analista ter comentado em nome da empresa por engano ou mesmo de propósito, indicando sua insatisfação com o serviço da American Airlines.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile