A Airbus Helicopters e a Kawasaki Heavy Industries têm trabalhado juntas na família de helicópteros H145 por quase 50 anos – uma relação que foi forjada com a introdução do primeiro helicóptero da família H145, o BK117.
Foi o início de uma história de sucesso, já que os parceiros agora se reuniram para celebrar a entrega do H145 de número 2.000 para a operadora de resgate aéreo suíça Rega, com a frota global tendo alcançado 8 milhões de horas de voo.
“Estamos orgulhosos e honrados por celebrar quase cinco décadas de parceria com a Kawasaki Heavy Industries na nossa família de helicópteros H145, que reúne o melhor das tecnologias, desempenho e capacidades industriais da Airbus e da Kawasaki,” disse Axel Humpert, Chefe do programa H145 na Airbus. “Gostaria de agradecer à Kawasaki Heavy Industries pelo seu compromisso e pela jornada de melhoria contínua que compartilhamos para fazer do H145 o helicóptero leve bimotor mais bem-sucedido do mundo.”
“A família BK117/H145 tem uma excelente reputação entre nossos clientes no Japão, entre outros países, e a versão mais recente tem sido uma verdadeira revolução para operadores ao redor do mundo. Seu sucesso global atual é o resultado dos esforços combinados de ambas as empresas e sua parceria de longa data,” disse Katsumi Tamura, Diretor do Grupo de Negócios de Helicópteros da Kawasaki Heavy Industries. “Estamos orgulhosos e honrados por fazer parte desta grande equipe e, em nome da Kawasaki Heavy Industries, gostaria também de agradecer à Airbus Helicopters pelo incrível apoio e cooperação, que têm sido indispensáveis para nós ao longo dos anos.”
Em 1974, começaram as discussões entre a empresa alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm (MBB), uma das empresas fundadoras da Airbus Helicopters, e a Kawasaki Heavy Industries para desenvolver conjuntamente um helicóptero multimissão. Três anos depois, em 1977, a MBB e a Kawasaki assinaram o acordo de cooperação para o programa BK117 – o B representando Bölkow e o K, Kawasaki. O protótipo completou seu voo inaugural em 1979. Mais de 400 BK117s foram produzidos para clientes em todo o mundo.
Para atender às necessidades dos clientes e operadores dos helicópteros, as equipes no Japão e na Europa trabalharam para melhorar ainda mais a robusta aeronave de rotor multipropósito, resultando no desenvolvimento do EC145. A aeronave, que recebeu certificação de tipo em 2000, veio com uma série de benefícios, incluindo uma cabine ampliada, aumento de velocidade e carga útil, e níveis de som reduzidos.
Em 2014, o H145 ganhou vida, com inovações que incluem a suíte de aviônicos Helionix com piloto automático de 4 eixos, motores de alto desempenho Safran Arriel 2 com controle digital e um rotor de cauda com carenagem Fenestron. Em 2020, o H145 com rotor principal de cinco pás foi introduzido – uma inovação que aumenta as capacidades da aeronave e facilita a manutenção.
A certificação e os desenvolvimentos subsequentes da aeronave foram revolucionários para operadores em todo o mundo e um testemunho da colaboração contínua com a Kawasaki Heavy Industries.
Desde o lançamento da família H145, a Kawasaki Heavy Industries tem sido um jogador-chave, fornecendo peças vitais como a estrutura da aeronave e a caixa de transmissão principal. Graças a essa colaboração, os operadores têm sido capazes de realizar uma longa lista de missões críticas, incluindo serviços de emergência médica por helicóptero, aplicação da lei, trabalhos aéreos ou transporte offshore.
Informações da Airbus