Airbus inicia a montagem estrutural do primeiro A321 de extra-longo alcance

Foto: Airbus

As equipes da Airbus alcançaram um marco significativo na fabricação do primeiro A321XLR, uma vez que a produção começou hoje, na Alemanha, com a montagem estrutural das fuselagens central e traseira.

Em maio, o parceiro de fabricação Premium AEROTEC entregou o primeiro tanque central traseiro totalmente pronto para a instalação na linha de montagem de componentes da Airbus em Hamburgo. Esse era um componente-chave para o desempenho de extra-longo alcance do A321XLR. 

“É um marco importante para o programa A321XLR. As equipes podem se orgulhar dessa conquista e da velocidade geral da industrialização. Estamos no caminho certo com nosso planejamento. A linha piloto dedicada ao A321XLR está pronta e aguardando para operar as fases de montagem da primeira aeronave de teste de voo, até a entrada em serviço”, disse Martin Schnoor, chefe do Programa de Desenvolvimento de Aeronaves A321 XLR.

O tanque central traseiro (RCT) é um tanque de alta capacidade permanentemente instalado que faz uso volumétrico máximo da fuselagem inferior da aeronave. Integrado nas Seções 15 e 17 da fuselagem e localizado atrás do compartimento do trem de pouso principal, ele leva até 13.100 litros, que é mais combustível do que vários dos tanques centrais adicionais (ACT) dos jatos A321 poderiam conter.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias