Airbus inicia novo capítulo na China com primeira entrega de avião usando combustível sustentável

Foto: Airbus

A Airbus realizou, nesta data, o primeiro voo a partir de seu Centro de Conclusão e Entrega de Tianjin de um aeronave com combustível sustentável. A ação, que abre um novo capítulo da aviação sustentável chinesa, envolveu uma aeronave A320neo entregue para a companhia China Eastern Airlines com uma mistura de 5% de combustível sustentável (SAF).

O SAF para voos de entrega na China é produzido localmente a partir de óleo de cozinha usado pela SINOPEC Zhenhai Refining & Chemical Company, fabricante estatal. Tal combustível é produzido de forma sustentável. Comparado ao combustível fóssil de aviação, o SAF demonstrou produzir uma redução de até 80% nas emissões de CO2.

Atualmente, todas as aeronaves comerciais da Airbus são capazes de voar com até 50% de SAF misturado com querosene e devem ser capazes de usar 100% de SAF em voo até o final desta década. Desde março de 2021, a Airbus realizou com sucesso voos de teste 100% SAF em aeronaves A319neo, A350 e A380.

“O primeiro voo de entrega SAF de uma aeronave em Tianjin marca um marco histórico para a Airbus e particularmente para nós na China”, disse George XU, vice-presidente executivo da Airbus e gerente geral da Airbus China. “É um grande passo em direção à nossa visão de contribuir para a aviação sustentável como um parceiro confiável de longo prazo na China.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias