Início Acidentes e Incidentes

Airbus da LATAM tem pane elétrica, declara ‘Pan Pan’ e volta à origem; ouça e veja o momento

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma câmera ao vivo, com gravação da fonia do controle de tráfego aéreo, flagrou o momento em que o piloto de um Airbus da LATAM avisou que teve falha elétrica e precisou retornar ao Aeroporto de Porto Alegre.

No vídeo acima é possível ouvir o aviso de “Pan Pan, Pan Pan, Pan Pan” do piloto do Airbus A320 de matrícula PT-MZT, que cumpria o voo LA3216 de Porto Alegre para Guarulhos, quando subia após partir da capital gaúcha. O piloto informa que estabilizou no nível de voo 060 (cerca de 6 mil pés ou 1.82km de altitude) e que solicita órbita (fazer voltas padronizadas) sobre o fixo AKSIP, que é um ponto de referência em cima da cidade de Nova Santa Rita, na grande Porto Alegre.

A órbita é normalmente solicitada para a realização de checklists de verificações de panes, seguindo o manual para entender o problema e tentar solucioná-lo, e/ou para a aeronave queimar combustível se estiver muito pesada e poder pousar dentro do seu peso máximo de pouso, limitando outros riscos.

Já no vídeo acima, que assim como o primeiro foi gravado pelo canal Camera Aeroporto Salgado Filho – que mantém uma câmera apontada para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, 24 horas por dia, 7 dias por semana, conjugada com uma escuta do controle de tráfego aéreo – é possível ver o A320 pousando em total segurança na capital gaúcha.

Mais detalhes sobre o ocorrido não foram divulgados ainda, mas entramos em contato com a LATAM, que nos enviou o seguinte posicionamento:

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3216 (Porto Alegre-São Paulo/Guarulhos) da tarde desta segunda-feira (15) retornou para manutenção corretiva ao aeroporto de Porto Alegre, onde pousou em completa segurança às 15h46. Após troca da aeronave, o voo decolou às 19h12 e pousou em Guarulhos às 21h03. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, que, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Sair da versão mobile