Início Indústria Aeronáutica

Airbus manda o protótipo do A321 XLR para testes em clima congelante no Canadá

Foto: Blaine.Heffernan via Airbus

Nesta semana, a Airbus enviou um dos protótipos do seu novo A321 XLR para o clima congelante de Iqaluit, no Canadá. O jato, de matrícula F-WWBZ, fez uma série de voos e testes de solo para que os engenheiros e cientistas da fabricante europeia pudessem capturar dados que servirão no processo de certificação da aeronave.

Durante anos, Iqaluit, localizada na Ilha de Baffin, se consolidou como “um local de teste de clima frio de primeira linha”. A Airbus realiza testes lá desde a década de 1990, assim como outras fabricantes como Boeing, Embraer, Dassault e Eurocopter também o fazem.

Além de obrigatórios, esses testes são fundamentais e ajudam a estabelecer que os clientes das aeronaves obterão equipamentos que funcionem em todos os climas e em todas as estações. São testadas a performance da aeronave em cada etapa do voo, assim como seu acionamento e comportamento da estrutura após permanecer horas no frio congelante.

Uma curiosidade é que as provas de clima extremo podem ser afetadas pela imprevisibilidade da Mãe Natureza, já que esperam-se temperaturas bastante baixas. Em algumas ocasiões, os testes podem durar dias, caso as temperaturas sejam muito “amenas” e estejam muito acima do esperado pelos pesquisadores.

A temperatura, entretanto, não deve ser um problema para os testes, já que os serviços meteorológicos indicam que esta semana Iqaluit teve entre -29 e -38 graus Celsius, ideal para as verificações.

Rastreamento do voo: Radarbox

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile