Airbus pagará mais € 15,8 milhões para encerrar outros processos judiciais contra ela

Imagem: WikimediaImages Pixabay

A Airbus informou na quarta-feira, 30 de novembro, que o Presidente do Tribunal Judicial de Paris aprovou a Convenção Judicial de Interesse Público (Convenção Judiciaire d’Intérêt Public – CJIP) assinada em 17 de novembro de 2022 entre a Airbus SE e o Financiador Nacional do Parquet Francês (French Parquet National Financier – PNF).

Com isso, a empresa europeia aeroespacial pagará mais uma compensação financeira para encerrar mais alguns processos judiciais em andamento contra ela.

A empresa afirma que deu passos significativos desde 2016 para se reformar, implementando um sistema de conformidade de referência sustentado por um compromisso inabalável com a integridade e a melhoria contínua.

Este CJIP cobre questões prévias relacionadas ao uso de intermediários em campanhas de vendas anteriores a 2012, em particular relacionadas à Líbia e ao Cazaquistão, que não puderam ser tratadas simultaneamente com o CJIP 2020 por questões processuais.

De acordo com o CJIP aprovado nesse dia 30 de novembro, a Airbus vai pagar uma compensação de 15.856.044 euros (cerca de 85,8 milhões de reais na conversão atual). Não há obrigação de monitoramento associada a este novo CJIP.

Segundo a Airbus, este CJIP não terá impacto adverso nos acordos de 2020 alcançados com as autoridades francesas, britânicas e americanas no contexto de suas investigações de conformidade com a Airbus.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias