Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Conforme apresentamos na semana passada, a Força Aérea Brasileira (FAB) finalizou no dia 30 de outubro a última etapa da campanha de testes de reabastecimento em voo dos helicópteros H-36 Caracal com aviões KC-130 Hércules.
A técnica já é utilizada e difundida em diversos países como EUA e França, mas só foi implementada no Brasil após a chegada do Airbus H225M (antigo EC1725 Caracal), designado H-36 na FAB.
Agora, após a conclusão dos voos que aconteceram em uma área restrita sob controle militar, no litoral do Rio de Janeiro, a Airbus publicou em suas redes sociais, nesta terça-feira (10), seus parabéns ao Brasil por ter se tornado o primeiro país da América Latina e comprovar sua capacidade de reabastecer o Caracal em voo.
Em sua mensagem, a fabricante europeia escreveu: “Congratulações à FAB por concluir com sucesso a campanha de teste de reabastecimento em voo de seus helicópteros H-36 Caracal, elevando as capacidades operacionais da Força Aéreas Brasileira. O Brasil é o primeiro país latino-americano a ter tais capacidades.”
Congratulations to the @fab_oficial for successfully concluding the in-flight refueling test campaign of their H-36 Caracal helicopters, enhancing the operational capabilities of the Brazilian Air Force. Brazil is the first #Latam country to have such capabilities. #H225M 🇧🇷 https://t.co/GuzKbOnDoa
— Airbus Helicopters (@AirbusHeli) November 10, 2020
Durante os ensaios, os helicópteros (receivers) aproximaram-se da aeronave KC-130 (tanker), que fez a transferência de combustível aos helicópteros por meio de suas mangueiras de reabastecimento.
A transferência de combustível em voo potencializa as capacidades do H-36 no cumprimento de suas ações de Força Aérea, como o Combate SAR (CSAR), e amplia sua operacionalidade, com o aumento da autonomia para cumprir as missões de resgate no mar, ajuda humanitária, infiltrações de tropas e transporte de militares em locais estratégicos.
Além desses objetivos, a campanha também buscou obter dados de resistência estrutural, com o intuito de complementar a capacitação de engenheiros e pesquisadores do DCTA para a futura campanha de REVO entre o helicóptero H-36 e a aeronave KC-390 Millennium, prevista para o ano de 2021.
Com informações da Força Aérea Brasileira
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.