Airbus pousa utilizando ‘técnica especial’ e gera discussão entre pilotos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A319 da United Airlines pousou de maneira não usual em Chicago, mantendo o nariz para cima por um tempo. A manobra, flagrada por um spotter local, gerou discussão no Twitter entre pilotos. Assista ao vídeo e veja alguns comentários sobre o procedimento, abaixo.

O assunto é polêmico, pois há quem ache uma demonstração de perícia do piloto, enquanto outros criticam porque tal “técnica” não está presente em manuais de avião. Bonita de se ver, a manobra se assemelha ao procedimento previsto pela FAA e chamado de “Aerodynamic Braking”, onde a aeronave usa o arrasto como método de frenagem.

Desta vez o pouso foi feito por um piloto de Airbus A319 no Aeroporto Internacional de O’Hare, em Chicago, um dos mais movimentados do mundo. O vídeo foi captado pelo canal Jay’s O’Hare Aviation, o mesmo que recentemente registrou belas imagens de outro Airbus fazendo um pouso curtíssimo.

Após Jay postar o vídeo no seu Twitter, uma discussão foi gerada por uma piloto da Delta Air Lines, que já foi piloto os Boeings 737, 757, 767 da companhia, e atualmente está como Comandante no Airbus A220.

Segundo ela, “o vídeo é um excelente exemplo de como NÃO pousar um avião comercial, e aponta que o jato não usou os freios durante o procedimento e também não acionou os reversores do motor, sendo uma boa maneira de não parar a aeronave e que poderia ocasionar uma saída de pista”.

No entanto, há quem discorde. Uma outra piloto, Cat Burton, comandante aposentada do Boeing 747 na British Airways, apontou que a aeronave usou os reversores e que “o freio automático é facilmente controlado com o mínimo de comando do nariz para cima”.

Outros pilotos se juntam à discussão. A primeira piloto a criticar a manobra pergunta “se ela é aprovada pela empresa” e, no final, as duas pilotos se entendem, já que os questionamentos eram sobre os usos do reversores e freios, e não ao procedimento em si. Embora polêmico, é bonito de se ver e rende belas imagens.

Por coincidência ou não, no mesmo dia do pouso do Airbus A319, um Boeing 747 cargueiro coreano também utilizou a “técnica”, chamada de “cowboy operations” (que gosta de se exibir) por um seguidor:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias