Airbus prevê que 2 milhões de tripulantes e mecânicos serão necessárias até 2041

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Norwegian Airlines

A Airbus espera que o mercado de serviços na aviação se recupere aos níveis pré-pandemia em 2023 e dobre de valor nos próximos 20 anos – de US$ 95 bilhões hoje para mais de US$ 230 bilhões em 2041, de acordo com sua última previsão de mercado, a Global Services Forecast (GSF).

Como resultado desse forte crescimento, o número de pessoas que trabalham em serviços de aviação, mantendo as frotas mundiais voando diariamente, deve aumentar em mais dois milhões, prevê a fabricante europeia.

Philippe Mhun, EVP de Programas e Serviços da Airbus, afirma que, todos os dias, milhões de pessoas em serviços, na linha de frente ou nos bastidores, mantêm a frota global de aeronaves voando. Só o número de pilotos, tripulantes de cabine e especialistas em manutenção, por exemplo, deve crescer mais dois milhões até 2041.

“A digitalização acelerada das operações e manutenção, bem como uma maior proporção de aeronaves de última geração em serviço, levará a uma enorme necessidade de novas habilidades e criação de empregos, alavancando novas ferramentas e formas de trabalho para aumentar, ainda mais, a eficiência do nosso setor e reduzir o consumo de combustível e as emissões”, diz Mhun.

Uma taxa de crescimento anual composta de 3,7% levará a dobrar o valor do mercado de serviços nas próximas duas décadas, com uma demanda maior do que nunca por mão de obra altamente qualificada: 585.000 novos pilotos, 640.000 novos técnicos e 875.000 novos tripulantes de cabine.

À medida que as operadoras se concentram mais em seu negócio principal, serviços para melhorar a disponibilidade e eficiência das aeronaves serão cada vez mais terceirizados, impulsionando o mercado para esses provedores.

Esses serviços serão impulsionados pela sustentabilidade e habilitados pela digitalização, conectividade e inovação, para maximizar a eficiência em apoio às ambições de saldo zero de emissões de CO2.

Mhun conclui: “O GSF confirma nossa estratégia e estamos prontos. A experiência do cliente é a nossa prioridade. O valor do cliente será sustentado pela excelência em serviços sustentáveis ​​e nova transição energética, aproveitando totalmente nossos recursos digitais Airbus Skywise. Os serviços de aviação continuarão sendo uma das indústrias mais avançadas e internacionais, mantendo nossos clientes e a sociedade em geral no centro de nossas operações”.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias