Esta semana, durante o Vietnam Aviation Forum, Hoang Chi Mai, diretora-geral da Airbus no Vietnã, se comprometeu a expandir a cadeia de suprimentos do grupo no país para novos pedidos relacionados à produção de peças e componentes para aeronaves. Durante o evento, Mai destacou o potencial de desenvolvimento do país devido à força de trabalho dinâmica e altamente qualificada além da indústria manufatureira vibrante.
Como informa a mídia local, ela afirmou que a Airbus está trabalhando em parceria com empresas locais para atender esses novos pedidos com foco na qualidade, segurança e sustentabilidade.
As parcerias vietnamitas da Airbus têm sido bem-sucedidas. A Artus (Meggitt) é responsável por equipamentos elétricos e mecânicos para aeronaves de fuselagem larga A320, A330 e A350. Por sua vez, a Nikkiso fabrica estruturas compostas para a aeronave A320, bem como componentes para as aeronaves A330neo e A350.
Mai reforçou também o compromisso da Airbus com a expansão de novas cadeias de suprimentos no país, além dos esforços que o grupo tem feito em conjunto com o governo vietnamita na busca pela redução das emissões de carbono.
Atualmente, mais de 330 aeronaves Airbus fornecidas às companhias aéreas vietnamitas geram 2,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos e contribuem com US$ 12,5 bilhões (5,2% do PIB vietnamita), disse ela.