A fabricante aeroespacial europeia Airbus informa que se tornou membro da “ACT FOR SKY” do Japão, uma organização voluntária que trabalha para comercializar, promover e expandir o uso de combustível sustentável de aviação (SAF) produzido localmente.
A Airbus explica que apoiará os parceiros da ACT FOR SKY com sua experiência no segmento, fornecendo informações técnicas e cooperando em atividades de pesquisa e tecnologia em SAF.
Em meados de 2022, em conjunto com a operadora local Nakanihon Air no Aeroporto de Nagoya, a Airbus realizou o primeiro voo de helicóptero do país com SAF. Com base nesse esforço, a Airbus também tem usado SAF produzido internamente para voos de teste de helicóptero realizados nas instalações da Airbus Helicopters no Aeroporto de Kobe.
A Airbus também transportará helicópteros ou peças de aeronaves maiores usando aeronaves Airbus Beluga abastecidas com SAF. Ao aderir à ACT FOR SKY, a Airbus pretende apoiar o estabelecimento de uma cadeia de abastecimento japonesa resiliente para SAF.
“Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos à ACT FOR SKY. Na Airbus, estamos comprometidos em apoiar o SAF como uma alavanca importante na redução das emissões de CO2, como parte do roteiro de descarbonização da indústria da aviação para zero emissões líquidas de CO2 até 2050″, disse Stéphane Ginoux, presidente da Airbus Japão.
“Todas as aeronaves Airbus, incluindo aeronaves militares e helicópteros, já podem voar com uma mistura de 50% de SAF. Nosso objetivo é tornar todo o nosso portfólio de produtos capaz de voar com 100% de SAF até 2030, agindo como um catalisador para preparar o ecossistema para uma absorção global de 10% até 2030”, completou o executivo.
A ACT FOR SKY, com “ACT” (Ação) representando a cooperação e colaboração de grandes empresas japonesas comprometidas em tomar “ações” para atingir objetivos, visa a conscientizar os cidadãos e as empresas sobre a importância do SAF, da neutralidade de carbono e de alcançar uma economia circular.
Fundada inicialmente por 16 empresas japonesas em março de 2022, a ACT FOR SKY agora consiste em 31 empresas, incluindo a Airbus.