
A Airbus e o Consórcio SAF+ (SAF+ Consortium) sediado em Montreal, Canadá, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar com os principais participantes da indústria de aviação canadense no desenvolvimento e produção de combustível de aviação sustentável (SAF) na América do Norte.
A Airbus investirá por meio de contribuições “em espécie”, que consistem em experiência técnica e de certificação, análise econômica, comunicações e defesa.
O anúncio marca o lançamento de um novo ecossistema canadense dedicado a estimular a produção de SAF e conectar a Airbus com atores canadenses proeminentes que abrangem toda a cadeia de valor da aviação para desenvolver uma solução concreta que tornará o voo de baixo carbono uma realidade.
O setor de aviação é uma indústria global e enquanto o ímpeto do SAF está crescendo, especialmente na Europa, o investimento no desenvolvimento mundial de SAF é de igual importância para permitir que todo o setor alcance reduções significativas de emissões de CO2 em todo o mundo.
“A Airbus, ao lado de muitos de seus clientes, está mais do que convencida de que o uso de SAF é um pilar essencial para apoiar a jornada de descarbonização da indústria de aviação”, disse Steven Le Moing, gerente do programa de novas energias da Airbus.
“Construir este novo ecossistema canadense ao lado do Consórcio SAF+ é um marco importante à medida que continuamos a nos esforçar para alcançar nossas metas globais de redução de emissões de CO2 para 2050. Esta parceria é um ótimo exemplo de como a Airbus está ativamente moldando as discussões de descarbonização na América do Norte, ao mesmo tempo em que demonstra nosso compromisso em tornar o SAF uma solução economicamente viável disponível para nossos clientes”, complementa Steven.
“O SAF+ pretende ser pioneiro no campo de SAF e, com o apoio de parceiros visionários como a Airbus, criaremos uma empresa competitiva, capaz de oferecer uma das muitas soluções tecnológicas necessárias para descarbonizar a indústria da aviação”, afirma Jean Paquin, Presidente e CEO do Consórcio SAF+.
O SAF+ Consortium reúne uma série de importantes empresas aeroespaciais e instituições de pesquisa sediadas em Quebec, como a Air Transat, Hydro-Quebec, Aéroports de Montréal, Polytechnique Montréal e Aéro Montréal.
O objetivo do Consórcio SAF+ é transformar Montreal em um centro de aviação sustentável na América do Norte por meio da construção e posterior operação de uma planta piloto de produção de SAF. Situada perto de Montreal, esta planta piloto irá produzir um tipo de SAF conhecido como Power-to-Liquid (PtL), que é um e-combustível que consiste em dióxido de carbono (CO2) capturado e sintetizado com hidrogênio renovável (verde).
O processo envolve a captura de CO2 de grandes emissores industriais e sua conversão em um combustível alternativo. Estima-se que o combustível produzido pela SAF+ terá uma pegada de carbono 80% menor em comparação ao combustível de aviação convencional. O Consórcio baseia-se no compromisso da companhia aérea Air Transat de comprar uma parte significativa do futuro SAF produzido na fábrica para sua frota composta totalmente de aviões Airbus.
O consórcio pretende produzir SAF já no segundo semestre de 2021 em sua primeira planta piloto. Um projeto comercial de 30 milhões de litros está previsto para 2025.
Informações da Airbus