Airbus terá encontro com autoridades do Catar para falar do A350

A disputa judicial entre a Airbus e a Qatar Airways sobre os problemas na pintura dos jatos A350 vai ser pauta de uma reunião oficial no próximo mês.

Imagem: Aero Icarus via Flickr

A fabricante e a empresa aérea árabe estão em meio a uma disputa, após alguns jatos A350 apresentarem problemas na pintura. A Qatar diz que os problemas afetam a segurança dos aviões, enquanto que a Airbus, amparada pela agência europeia de aviação, diz que não.

Imagens divulgadas pela própria companhia aérea mostraram o estado da pintura publicamente, o que irritou a Airbus, vindo a culminar no cancelamento, por parte da fabricante, de encomendas de jatos A321 e do próprio A350, indicando até que a Qatar pode não mais encomendar aviões Airbus no futuro.

Depois que a Qatar decidiu por não resolver a questão de maneira discreta com a Airbus, que teria oferecido compensação financeira, o caso judicializou-se, com ações bilionárias abertas de ambos os lados, as quais ainda correm em tribunais britânicos.

Agora, como um novo desdobramento reportado pelo site FlightGlobal, um encontro será realizado entre a Airbus e a Agência de Aviação Civil do Qatar junto da EASA, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia.

Esta reunião tem como objetivo entender o porquê de os cataris proibir os voos com os jatos A350, sendo uma decisão “à parte” da Qatar Airways. As aspas se referem ao fato de que a Qatar é uma empresa estatal e que tudo nela acontece em coordenação com o governo local.

O encontro será no dia 11 de janeiro e será gravado, embora exista um receio de que isso iniba qualquer negociação, já que o conteúdo poderia ser utilizado nos tribuinais.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias