Um dos maiores aviões privados do mundo, o ACJ330neo da Airbus, teve sua primeira encomenda feita nesta semana. Durante a EBACE, a principal feira de aviação executiva da Europa, o vice-presidente da Airbus Corporate Jets, Chadi Saade, anunciou a venda do primeiro jato privado oriundo do avião comercial A330neo.
A venda foi para o modelo A330-800, que é modificado de fábrica para transportar apenas 25 passageiros num nível de conforto mais alto do mercado, com sala de reuniões, quartos, banheiros e par, a gosto do cliente. Este avião tem 12% maior economia que o ACJ330ceo de geração anterior, podendo voar sem escalas por 19.260 km, mais do que suficiente para sair de São Paulo para ir até Tóquio, sem paradas para reabastecimento.
Como de praxe no setor executivo, o cliente não foi revelado, mas segundo Saade informou à AviationWeek, existe um grande mercado para o avião: “Hoje temos mais de 40 jatos ACJ330ceo e ACJ340 em serviço, porém mais de 26 deles tem mais de 15 anos de idade e 16 já passaram da marca dos 20 anos. Quando você considera a hora para ter um novo avião em serviço, este é o momento certo para começar a pensar na troca de aeronave”.
A maioria dos A330 e A340 VIPs hoje estão a serviço de governos, principalmente na Ásia e África. No Brasil atualmente o único ACJ em serviço é o A319ceo da Força Aérea Brasileira a serviço da Presidência da República.