Alarme de porta de carga aberta faz A320 cor-de-rosa da Azul fazer meia-volta em voo

Azul Linhas Aéreas
Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas envolvido no incidente

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que estava realizando um voo de passageiros, precisou retornar ao aeroporto de origem, após uma indicação de porta aberta ser alertada aos pilotos. A ocorrência foi reportada pela empresa ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O incidente ocorreu no último dia 9 de julho e envolveu o Airbus A320neo, registrado sob a matrícula PR-YRS, que estava realizando o voo regular entre Cuiabá, no Mato Grosso, e Porto Velho, em Rondônia. De acordo com informações do CENIPA e também dados da plataforma RadarBox, a aeronave decolou às 11h30 locais, no voo AD-4342, com 173 passageiros e 6 tripulantes.

Durante a fase de subida, a aeronave apresentou a mensagem de abertura da porta do compartimento de carga. Com a indicação, os pilotos decidiram que a melhor medida era retornar ao aeroporto de origem. E assim foi feito.

Logo abaixo, pode-se observar os dados obtidos através da plataforma RadarBox, que mostram a rota da aeronave, que entrou em órbitas de espera a 5.900 pés (cerca de 1,8 km) de altitude, antes de pousar no Aeroporto Internacional de Cuiabá, sem intercorrências.

O Airbus A320neo permaneceu no solo até às 19h48 locais, quando realizou um novo voo para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias