
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer anunciaram nesta quinta-feira (26) que estão contribuindo para as investigações relacionadas à queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão. A aeronave, um Embraer E190, caiu na quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, enquanto realizava um voo com destino a Grozny, na Rússia. Das 67 pessoas a bordo, 38 perderam a vida.
Três especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão brasileiro que atua na análise de incidentes aeronáuticos, foram enviados ao Cazaquistão para oferecer suporte técnico, informou o g1. O objetivo é colaborar com as autoridades locais na identificação das causas do acidente.
Conforme noticiou o AEROIN, fontes ligadas à investigação apontaram que a queda pode ter sido causada por um míssil russo. O sistema de defesa Pantsir-S teria atingido a aeronave por engano, após ser confundida com drones militares ucranianos que sobrevoavam a região. Esta informação vai de encontro a com a decisão da AZAL em suspender voos para a Rússia após a queda do E190.
Ainda segundo a agência, além do impacto, sistemas de guerra eletrônica teriam interrompido o funcionamento do GPS da aeronave, dificultando sua navegação. Autoridades locais não confirmaram oficialmente a hipótese, mas garantiram que nenhuma informação será omitida do público.
Leia mais: