Alemanha autoriza a Polônia a repassar caças MiG-29 para a Ucrânia

Divulgação – Força Aérea da Polônia

A Alemanha, um dos principais fornecedores de armas para a Ucrânia, autorizou recentemente à Polônia a exportação de cinco caças MiG 29 dos estoques militares antigos da Alemanha Oriental para o país vizinho. O secretário de Defesa, Boris Pistorius, expressou seu apoio a essa decisão.

Varsóvia já havia enviado munições e tanques da era soviética e a transferência de nove caças MiG 29 para a Ucrânia foi anunciada pelo presidente Andrzej Duda. Ele afirmou que a Polônia eventualmente transferirá toda a sua frota de cerca de 30 aeronaves para o país. Os MiG 29 podem ser implantados de imediato devido ao fato de serem do mesmo tipo de caças usados pelo exército ucraniano.

A Ucrânia já recebeu diversos tipos de armas da Alemanha, entre elas tanques de batalha, veículos blindados de combate de infantaria, canhões antiaéreos, lançadores de foguetes múltiplos e sistemas antimísseis avançados.

A Alemanha, juntamente com os Estados Unidos e o Reino Unido, tornou-se um dos principais fornecedores de armas para Kiev após a sua resposta à invasão russa em 2014.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Delta terá aumento de voos dos Estados Unidos ao Chile e...

0
A Delta informa que adicionará novos voos sazonais nos dois importantes destinos na América do Sul, em resposta ao aumento de demanda por