Início Acidentes e Incidentes

Algo sai errado na decolagem e Boeing 737 vai parar 15 metros fora da pista

Um Boeing 737-500 da companhia aérea russa UTAir sofreu um incidente de excursão de pista na madrugada da terça-feira, 8 de março, quando efetuava a corrida de decolagem em um dos aeroportos da capital da Rússia, Moscou.

Segundo informações do The Aviation Herald, o jato registrado sob a matrícula RA-73045 estava partindo no voo UT-379 do aeroporto Vnukovo para o da cidade de Syktyvkar, também na Rússia, com 58 passageiros e 5 tripulantes, quando houve a ocorrência.

O reporte da agência russa de investigação, a Rosaviatsia, descreve que a aeronave começou sua decolagem às 02:34 do horário local (23:34Z da segunda-feira) e saiu da pista em baixa velocidade (cerca de 30 km/h) parando cerca de 15 metros fora da pista.

Não houve nenhuma consequência para todos que estavam a bordo. Os passageiros foram desembarcaram por escadas apenas por volta das 03:50.

No momento da ocorrência havia forte nevasca e o coeficiente de atrito da pista foi medido em 0,35 (pouso permitido acima de 0,30). A visibilidade era de 1800 metros.

Segundo as plataformas de rastreamento online de voos, a aeronave permanecia fora de operação até a publicação desta matéria, quase 40 horas após o incidente, e não há conhecimento de relatos dos pilotos sobre o que poderia ter causado a excursão de pista.

Sair da versão mobile