
Especializada em cargas de grande volume e peso, a ucraniana Antonov Airlines presta um serviço fundamental para a economia mundial, que é a movimentação de cargas que não poderiam ser levadas por outros aviões que não os seus, e nem com a mesma velocidade, caso o transporte não fosse por via aérea.
Sua base operacional e de manutenção está localizada em Gostomel, cidade localizada a cerca de 25 km a noroeste do centro de Kiev, a cerca de 90 km ao sul da antiga Usina Nuclear de Chernobyl e a cerca de 80 km da fronteira com a Bielorrússia. É ali que muitas das aeronaves da Antonov Airlines ficam quando não estão atendendo a demandas ao redor do mundo.
Nesta fatídica quinta-feira (24), enquanto a Rússia invadia a Ucrânia, algumas aeronaves permaneceram neste aeroporto.
A frota e quais estão em Kiev
A frota da Antonov Airlines é totalmente formada por grandes aviões de carga, sendo alguns deles os maiores do mundo em suas categorias. São nove aviões de grande porte, sendo sete An-124 Ruslan, um An-22 e um An-225 Mryia, dos quais quatro estavam em Gostomel durante a invasão desta madrugada.
Usando dados de plataformas de rastreamento de voos, conclui-se que os seguintes aviões estão na Ucrânia:
– DOIS Antonov An-124 Ruslan de marcas UR-82073 e UR-82009. Esses são exemplares do segundo maior avião comercial do mundo.
– UM Antonov An-22 Antei de marca UR-09307, o maior avião turboélice do mundo.
– UM Antonov AN-225 Mryia de marca UR-82060, o maior avião comercial do mundo.
A condição das aeronaves após a invasão é desconhecida. Na tarde desta quinta, o piloto Dmytro Antonov, comandante da Antonov Airlines, reportou no Facebook que o An-225 estava intacto.
Aviões fora da Ucrânia
Por sua vez, há cinco aviões fora da Ucrânia, todos eles do modelo Antonoc An-124. A lista abaixo contém suas marcas e a última localização.
UR-82007 – Malásia
UR-82008 – Guam
UR-82027 – Áustria
UR-82072 – Áustria
UR-82029 – Uzbequistão