A Alliance Airlines anunciou recentemente a venda de seis aeronaves E190 e treze motores Rolls-Royce, conforme um registro feito na Bolsa de Valores da Austrália em 28 de novembro.
O anúncio detalha que a empresa firmou contratos de venda das fuselagens com a Scissortail Aviation LLC, com sede nos Estados Unidos, e a Bellinger Asset Management Pty Ltd, baseada em Sydney. Já o contrato referente aos motores foi firmado com a Airline Technical Support Caribe B.V., localizada em Curaçao.
As fuselagens dos E190 fazem parte de um lote de 30 aeronaves adquiridas da AerCap no início de 2023. Dentre as seis fuselagens que estão sendo vendidas, quatro já pertencem à Alliance, enquanto a empresa completará a aquisição das duas restantes no primeiro trimestre de 2025. As entregas para Scissortail e Bellinger estão programadas para começar no próximo mês e serem concluídas até o final de fevereiro.
A Alliance reterá a propriedade dos motores, trem de pouso e unidades auxiliares de energia, que serão armazenados na Europa, com planos para serem revendidos ou utilizados internamente posteriormente.
Segundo a companhia, os treze motores Rolls-Royce Tay 620 e 650 estão em excesso, com tempo de uso expirado ou inservíveis. O tipo de motor é utilizado nas frotas de F70 e F100 da Alliance. As entregas dos motores já tiveram início e devem ser finalizadas até o final de fevereiro.
Essas transações são vistas pela companhia como uma forma de monetizar estoques excessivos e oferecer componentes de alto valor prontos para revenda. A Alliance Airlines projeta um benefício em caixa e evitação de despesas de capital entre AUD 20-23 milhões (aproximadamente USD 13-15 milhões) na primeira metade de 2025 em decorrência dessas vendas de ativos.