Almanaque ‘Acrobacia Aérea: arte, esporte, espetáculo’ passa a ser oferecido ao público

O Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA) completou 10 anos de história no ano passado e lançou, de forma exclusiva, um almanaque especial que passa agora a ser revendido para arrecadação de fundos. Com tiragem limitada, a revista narra com detalhes inéditos a história da acrobacia aérea no mundo e no Brasil, desde a época da Primeira Guerra Mundial até as regras das competições de acrobacia atuais (manobras, códigos, juízes, box acrobático).

O material apresenta também as características e a história dos principais modelos de aviões acrobáticos de competição e uma seção com fotos e lembranças dos campeonatos nacionais realizados pelo CBA entre 2013 e 2021.

Com uma bela ilustração na capa, composta por Thiago Sabino, Diretor de Voo de Formação do CBA, e a arte por Samuel Sabino, as mais diversas aeronaves estampadas precedem a riqueza de informações e belas imagens em mais de 100 páginas. Conforme informado no passado pelo AEROIN, Thiago Sabino compartilhou a experiência na confecção da arte da capa desde os primeiros rascunhos até a versão final, que foi para o Almanaque. A ideia era dar destaque a quase todos os tipos de aviões de acrobacia usados no Brasil.

Conforme conta Sabino, seria impossível retratar tudo numa página só, então a escolha foi simbolizar o nascimento do CBA na região de Campo Largo, representado pelas montanhas à retaguarda; o Sol, para representar o novo alvorecer da acrobacia; e a espiral, com aviões que representam o começo de tudo na parte superior, evoluindo até os primeiros modelos “unlimited” (categoria mais avançada da acrobacia) que chegaram ao país.

Plínio Lins, Diretor Secretário do CBA e responsável pela edição e texto do almanaque comemorativo, comentou sobre o início do projeto e como surgiu e ideia de reunir as mais diversas informações e imagens para ilustrar o mundo da acrobacia aérea.

“A ideia de fazer essa revista surgiu quando percebemos que o CBA já tinha trilhado uma bela história, e o esforço de muitas pessoas envolvidas desde o início da entidade precisava ficar registrado. Fiquei encarregado de organizar os textos e como possuo diversos livros estrangeiros sobre acrobacia, achei que era um bom momento para compilar um pouco desse conteúdo para o público geral, permitindo a todos entender melhor como funciona esse universo”, disse Lins.

No espaço de cem páginas, tentou-se explicar um pouco da lógica por trás de tudo na acrobacia. Assim, uma pessoa que ler essa revista pode começar a diferenciar o que é um voo de campeonato e um voo de show aéreo, saber o nome de manobras e suas figuras no código Aresti, e até identificar os diferentes modelos de aviões acrobáticos. Isso sem contar a parte da história da acrobacia, que é muito legal de se ler”, concluiu.

Para adquirir exemplares da revista ‘Acrobacia Aérea: arte, esporte, espetáculo – Almanaque Comemorativo dos 10 anos do CBA’ basta acessar o site do Comitê ou clicar aqui.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.