Alterado o edital da concessão do Aeroporto Santos Dumont (RJ)

Aeroporto Santos Dumont Pátio Gol TAM
Imagem: João Carlos Medau / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A propósito de viabilizar a concessão do Aeroporto Santos Dumont (RJ), o Governo Federal decidiu realizar alterações no edital de concessão, que devem ajudar na solução do embate entre o MINFRA (Ministério da Infraestrutura) e a Prefeitura do Rio de Janeiro em relação aos impactos para o Aeroporto do Galeão, ambos na capital carioca.

De acordo com informações do Estadão, uma das alterações feitas no edital foi aumentar de três para cinco anos o prazo para a futura concessionária concluir as obras de correção de não conformidades e melhoria de infraestrutura no aeroporto, que permitirão o aumento da quantidade de passageiros do Santos Dumont.

“Isso aqui dá mais prazo para o Galeão. Durante esses cinco anos que a concessionária vai ter para conseguir licenciamento, fazer as obras, o Santos Dumont não cresce basicamente, é muito residual”, afirmou o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.

Outra alteração é no cálculo de quantos movimentos poderão ser autorizados na pista do aeroporto.

Até então, o Governo trabalhava com um índice de fatoração de 90%, que daria a permissão de que o aeroporto tivesse, futuramente, 32 movimentos por hora. Com a modificação no edital, o índice será reduzido para 80%, ou seja, 30 movimentos por hora.

500 km

A Prefeitura do Rio de Janeiro, atualmente liderada por Eduardo Paes (PSD), ainda defende que o Aeroporto só opere voos diretos para terminais aeroportuários que estejam em um raio de 500 km do Santos Dumont, tendo somente como exceção o Aeroporto de Brasília, fazendo com que as companhias operantes de voos das regiões Norte, Nordeste e Sul a partir do Santos Dumont transfiram seus voos para o Galeão.

Autoridades do Governo Federal veem isso como uma ação impossível, já que essa restrição atenta diretamente contra o princípio da livre iniciativa, de forma que as alterações feitas no edital foram o meio-termo encontrado na busca por condições adequadas para os dois lados.

As expectativas são de que o edital da concessão seja aprovado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na próxima semana e, em seguida, enviado para o parecer do TCU (Tribunal de Contas da União). O Aeroporto Santos Dumont será leiloado no próximo ano, junto de outros 15 aeroportos, que compõem a última rodada de concessões aeroportuárias.

https://aeroin.net/ong-entrara-na-justica-contra-privatizacao-do-aeroporto-santos-dumont-rj/

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias