Alto escalão russo publica vídeo de caças Su-35 e Su-30SM na guerra da Ucrânia

Foto: Governo Russo

O Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo em suas redes sociais, em que mostra caças Su-35 e Su-30SM supostamente participando da invasão da Ucrânia. As imagens mostram as tripulações dos aviões de combate cumprindo as tarefas de realizar ataques contra o solo. Os pilotos realizam voos em várias altitudes, empregando mísseis ar-superfície e ar-ar.

Um piloto militar russo comenta que ele e seus colegas militares nunca tiveram que se envolver em uma batalha com aeronaves ucranianas. Segundo ele, o único caso ocorreu no início da guerra, quando um par de aviões militares Su-27 ucranianos decidiu resistir a um grupo de ataque russo e se dirigiu a eles.

De fato, não há registros de batalhas aéreas nesta guerra e não se sabe onde estão todos os aviões de caça ucranianos, ainda que uma parte tenha sido abatida e outra destruída em solo, como divulgado anteriormente e evidenciado por fotos.

O vídeo publicado pelo governo russo está disponível abaixo (esperar pelo carregamento).

SU-35

O Su-35 (nome de relatório da OTAN: Flanker-E +) é um caça russo multifunção super manobrável de geração 4++ com um sistema de vetor de empuxo, com codinome Su-35S nas Forças Aeroespaciais da Rússia. O caça tem peso máximo de decolagem de 34,5 toneladas e pode acelerar até 2.500 km/h. O Su-35 tem um alcance operacional de 1.500 a 4.500 km e um teto de serviço de 20.000 metros.

O Su-35 é capaz de empregar toda uma gama de mísseis ar-ar e ar-terra, incluindo armas de precisão. Ele carrega um canhão GSh-30-1 de 30 mm, mísseis ar-ar de curto, médio e longo alcance, mísseis anti-navio Kh-31, Kh-35U ou Kh-59M e vários tipos de munições e foguetes de precisão como seu armamento básico. O caça integra o sistema de informação e controle IUS-35 e tem um radar capaz de detectar alvos a uma distância de 100 km a 400 km.

SU-30

O Su-30 (nome de relatório da OTAN: Flanker-C) é um caça multifuncional pesado russo de dois lugares. Foi desenvolvido pela Sukhoi Design Bureau no final dos anos 1980 e é derivado da versão de treinamento do Su-27UB. Em comparação com a versão básica, o Su-30 apresenta um conjunto de armas ampliado, equipamentos atualizados e sistema de reabastecimento no ar. 

As versões de exportação do Su-30 são populares no exterior. Em particular, a Rússia entregou 200 caças Su-30MKI somente para a Índia. As entregas de modificações do Su-30 para a Força Aérea Russa começaram em 2010.

O Su-30SM é capaz de transportar uma ampla gama de mísseis e bombas ar-ar e ar-superfície em 12 pontos rígidos para cargas externas e é equipado com uma arma de 30 mm.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Saiba quais foram as empresas aéreas mais pontuais em março de...

0
Os dados mais recentes de pontualidade de voos foram apresentados pela empresa Cirium no relatório mensal OTP de março de 2024.