Início Mercado

América Latina e Caribe de novo na liderança da recuperação do setor aéreo mundial

Foto de potowizard via Deposit Photos (sob licença)

Em abril de 2023, a região da América Latina e Caribe (LAC) obteve uma recuperação notável no número de passageiros aéreos transportados, superando outras regiões do mundo. De acordo com o Relatório de Tráfego elaborado pela Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (ALTA), 29,1 milhões de passageiros foram conduzidos na LAC durante esse mês, atingindo 99,8% dos passageiros em comparação com abril de 2019.

Ao longo de 2022, a América Latina e o Caribe continuaram sendo a região do mundo com maior recuperação de passageiros. Um marco impressionante por se tratar de uma região que não recebeu nenhum apoio financeiro durante a pandemia”, destaca José Ricardo Botelho, presidente executivo e CEO da ALTA.

“Este ano de 2023 apresenta importantes desafios econômicos, que impactam diretamente o setor de viagens e turismo, tanto das operadoras quanto dos usuários. Apesar disso, a forte recuperação do número de passageiros mostra que a aviação é um serviço essencial, e que as pessoas querem e precisam viajar na região. Por isso, destaco o contínuo dinamismo e a resiliência de todos os que fazem parte da aviação na região para oferecer mais e melhores opções aos usuários para possam usufruir dos meios mais seguros e eficientes de transportes. Também para que mais pessoas possam beneficiar de uma extensa cadeia de valor que é ativada sempre que um avião aterra numa localidade”, prossegue.

Em comparação com outras regiões, a África caiu para o segundo lugar com uma recuperação de 96,6% em abril de 2023. O Oriente Médio atingiu 95,7%, a América do Norte 93,7% e a Europa 85,3%. O Sudeste Asiático continua sendo a região com menor recuperação, atingindo 83,2%.

México supera o Brasil

Como informado na semana passada, no primeiro trimestre (1º trimestre) de 2023, ocorreu um marco significativo no cenário da aviação na região. O México ultrapassou o Brasil como o maior mercado da região.

Historicamente, o Brasil sempre possuiu o maior mercado, mas no primeiro trimestre de 2023, o México transportou um total de 29 milhões de passageiros, superando o Brasil, que teve 27,4 milhões.

O México cresceu 17% em relação ao primeiro trimestre de 2019, enquanto o Brasil ficou 10% abaixo. O crescimento acelerado do México se deve em grande parte ao aumento do número de passageiros internacionais, que já representam 50% do total de passageiros, ante 47% pré-pandemia. A proximidade com os Estados Unidos, segundo maior país de origem dos turistas internacionais do mundo, tem sido uma vantagem significativa para o México.

No primeiro trimestre, o crescimento de outros países da região também se destacou em relação a 2022: Argentina cresceu 63%, Colômbia 19% (o país com maior recuperação) e República Dominicana com 9%.

“A indústria da aviação na América Latina e no Caribe continua mostrando notável recuperação, e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os participantes da indústria e autoridades governamentais para impulsionar ainda mais a recuperação da aviação na região”, afirma Botelho.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile