American Airlines diz estar operando uma nova empresa aérea somente de carga

Em março a American Airlines pôs fim a um hiato de 36 anos e voltou, forçadamente por conta da pandemia, a fazer voos puramente cargueiros. Daí em diante, ao longo dos últimos meses, a empresa adaptou alguns aviões de passageiros e seguiu realizando voos exclusivos para o transporte de mercadorias.

Agora, parece que a empreitada tornou-se realmente relevante e a carga passou a ser um objetivo estratégico da empresa, tanto é que a AA anunciou ao mercado que fará o emblemático número de 1.000 voos puramente de carga somente em setembro.

“Um plano que começou como um experimento agora cresceu exponencialmente nos últimos seis meses”, disse a companhia aérea em um comunicado em seu site. “Desde que foram reintroduzidos, os voos somente de carga da American movimentaram mais de 45 milhões de libras de carga em todo o mundo. Mas fazer o primeiro voo decolar não foi nada menos que uma sinfonia, tocada por membros da equipe de toda a empresa”.

Nunca fizeram antes

“Não tínhamos um manual. Nunca tínhamos feito isso antes ”, disse Maulin Vakil, diretor de receita de carga da American na época. “Começamos a explorar a quantidade de carga que poderíamos levar se não pudéssemos transportar passageiros.”

Depois de explorar as opções, o grupo começou a planejar um voo apenas de carga de Dallas-Fort Worth para Frankfurt com decolagem na sexta-feira, 20 de março.

Rede cargueira da AA em Setembro

“Embora estabelecer a segurança, a logística e a economia do voo fosse um desafio, os membros da equipe estavam preparados para o teste”, disse American. “As tripulações foram informadas, os procedimentos de segurança foram estabelecidos e as regras internacionais foram cuidadosamente seguidas. Quatro dias depois de a equipe colocar seu plano em ação, a American operou um Boeing 777-300 como seu primeiro voo somente de carga do século 21”.

A American então expandiu seus voos de carga para Hong Kong, Xangai, Pequim e Seul.

“Basicamente, começamos nossa própria pequena companhia aérea”, disse Tom Howard, gerente do centro de operações integradas da American. “Tivemos que construir tudo isso e coordenar como ele flui com nosso serviço regular de passageiros porque, bem, somos uma companhia aérea de passageiros”.

Em setembro próximo, mais de 1.000 voos regulares exclusivos de carga serão acompanhados por mais de 1.200 voos de passageiros também oferecendo serviços de carga.

Brasil na programação

A American Airlines está colocando ainda mais aeronaves de corpo largo para transportar suas mercadorias para 32 destinos ao redor do mundo. “Estamos dobrando nossa operação somente de carga em setembro. Combinado com nosso serviço de passageiros, isso significa que você tem 2.200 oportunidades de grande porte para movimentar sua carga em nossas aeronaves”, dizia a empresa.

A imagem abaixo traz os serviços cargueiros na América Latina, incluindo o Brasil. Além dos voos de passageiros entre GRU e Miami, ainda haverá um voo duas vezes por semana, apenas de carga de Nova Iorque para São Paulo. No mapa abaixo, os voos cargueiros estão marcados com um círculo azul.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias