Início Empresas Aéreas

American pede desculpas após seu piloto ofender o presidente dos Estados Unidos

Um piloto da American Airlines virou notícia na última semana após ser flagrado usando um pin com a hashtag #FJB e os dizeres “Let’s Go Brandon”. Os dois elementos são formas adotadas pelos americanos para protestar contra e ofender o presidente Joe Biden e ganharam adeptos na aviação após o mandato federal que tornou a vacina obrigatória entre tripulantes.

Uma usuária do Twitter flagrou o pin na mala de um piloto que esperava para embarcar num voo de Santa Lúcia para Miami, no sábado retrasado,. Ela então fez uma foto e indagou: “Ei, @AmericanAir – tudo bem com seus pilotos exibindo esse tipo de retórica covarde na bagagem da tripulação quando estão de uniforme, prestes a pilotar um avião”, escreveu.

Conforme relata o New York Post, a repercussão na internet fez a American Airlines pedir desculpas pelo comportamento do seu funcionário. A autora da publicação original com a foto do piloto foi cumprimentada pela empresa aérea pela denúncia, entretanto, ela acabou retirando o perfil do ar após um embate ferrenho entre apoiadores e contrários ao presidente norte-americano.

No entanto, muitas pessoas tiraram prints da fala da jovem na rede social.

Pilotos em uniforme

Os pilotos da American Airlines são proibidos de exibir acessórios não aprovados enquanto estiverem de uniforme. Em outubro de 2020, a companhia aérea foi alvo de polêmica ao criar um distintivo oficial ‘Black Lives Matter’. 

Let’s go Brandon

Os termos #FJB e “Let’s Go Brandon” foram adotados por críticos do presidente Biden em outubro passado como forma de protestar contra o presidente. Ambos significam “F* Joe Biden” ou “Vá-se f* Joe Biden”, em português.

A história da frase “Let’s Go Brandon” começou após uma corrida da Nascar em outubro de 2021, quando uma repórter da NBC estava entrevistando o piloto Brandon Brown. Enquanto eles conversavam, a multidão atrás de Brandon gritava “F* Joe Biden”, mas a repórter entendeu “Let’s Go Brandon” e felicitou o piloto, que apenas desconversou certamente entendendo o que estava sendo dito.

Depois disso, a repórter virou meme na internet e a frase passou a ser usada como forma de protesto contra Biden.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile