American vai aposentar todos os seus aviões Embraer até setembro desse ano

Durante uma conferência com investidores e o mercado nessa semana, os executivos da empresa confirmaram que não haverá mais aeronaves Embraer na frota após o término do verão de 2020 (que se encerra em setembro, no hemisfério norte).

Embraer E190 American
Foto de Gwen K. via Wikimedia Commons

Segundo a AviationWeek, a aposentadoria dos jatos fabricados no Brasil é antecipada em pelo menos três meses, uma vez que os planos anteriores previam sua retirada de serviço no final de 2020. No entanto, vale sinalizar que esses planos já haviam sido postergados no ano passado, logo após a para global do Boeing 737 MAX.

Segundo Robert Isom, Presidente da American: “Agora, os E190 estão agendados até o fim do verão. Esse é plano de jogo. Essa é a forma como construímos a linha aérea. Nós faremos ajustes baseados no que escutamos da Boeing e nas atuais previsões, na medida em que elas ficam mais firmes. Mas, nesse momento, antecipamos que o MAX volta no final do verão e estamos nos planejados para tal”.

Adeus Embraer E190

A frota de aeronaves Embraer operada pela American Airlines é atualmente composta por 20 E190s, empregados nas ponte-aéreas entre Washington, Nova York e Boston. 

Essas aeronaves são as menores da frota da companhia americana, com capacidade para 99 passageiros, divididos em três classes: primeira, main cabin extra e main cabin. Eles também são herança da antiga US Airways, comprada pela American em 2013, e possuem uma idade média de 13 anos.

No entanto, uma observação importante que cabe destacar é que, apesar da American retirar o modelo de sua frota, aeronaves Embraer poderão ainda ser vistas operando com as cores da empresa. Isso acontecerá porque diversas empresas regionais americanas possuem contratos com a American para operar em seu nome, usando inclusive sua pintura nos aviões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.