O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) apreendeu um conjunto de trens de pouso de Boeing 737-800, acreditando que os equipamentos estavam a caminho de uma companhia aérea russa.
A apreensão ocorreu no Aeroporto de Miami em setembro de 2023. Após a invasão da Ucrânia pelo presidente Putin em fevereiro de 2022, muitos países impuseram rigorosas sanções à Rússia, incluindo a proibição de importação de peças de aeronaves ocidentais.
O caso é centrado em uma companhia de navegação sediada no Quirguistão, acusada de tentar fazer com que o trem de pouso chegasse à Rússia, violando as sanções dos EUA impostas ao regime de Putin.
Documentos judiciais alegam que o trem de pouso foi inicialmente vendido por um vendedor de componentes de aeronaves da Flórida para um intermediário em Istambul, por cerca de US$ 1,55 milhão. A partir daí, supostamente o componente passaria pelo Quirguistão antes de chegar à Rússia.
O procurador dos EUA, Matthew Graves, comentou: “Este Gabinete continua a usar todas as ferramentas que tem para impedir transações ilegais com empresas russas”. Além de tentar enviar peças de reposição à Rússia, companhias
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.