Início Variedades

ANAC abre inscrições para a 5ª edição do programa Aeroportos Sustentáveis

Aeroporto de Congonhas – Imagem: AOPA

Nesta segunda-feira (8), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que abriu a 5ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis, visando a incentivar o desenvolvimento de melhores práticas de sustentabilidade e dar continuidade à avaliação da maturidade em gestão ambiental nos aeroportos brasileiros.

Segundo informa a ANAC, a iniciativa consiste em um prêmio criado pela ANAC que busca não só incentivar práticas sustentáveis no setor aéreo como também dar visibilidade às ações positivas já implementadas nos aeroportos do país. 

A participação no programa é voluntária. Os aeroportos participantes pontuam conforme o atendimento a critérios, estabelecidos em edital, que avaliam medidas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação aeroportuária. 

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram temas como inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os aeroportos competirão em grupos, de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.  

A edição deste ano conta com dois grupos de critérios, sendo 30 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes I e II (até duzentos mil passageiros/ano e até um milhão de passageiros/ano), e 39 critérios para os aeroportos que se enquadram nas classes III e IV (até cinco milhões de passageiros/ano e acima de cinco milhões de passageiros/ano). Os aeroportos mais bem classificados de cada categoria do regulamento serão reconhecidos pela ANAC. 

Inscrições 

Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeroportos podem se inscrever para participar do programa “Aeroportos Sustentáveis” até o dia 2 de fevereiro de 2024. Para a inscrição, basta encaminhar um e-mail para meioambiente@anac.gov.br, sinalizando interesse em participar do projeto. Uma equipe da Agência entrará em contato para repassar mais informações, fornecendo o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto. O formulário deverá ser preenchido até 1º de março de 2024.      

Leia mais:

Sair da versão mobile