ANAC apresenta os destaques do projeto Aeroportos Sustentáveis

Imagem: Salvador Bahia Airport

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou nesta quarta-feira (16), em webinário sobre sustentabilidade na gestão aeroportuária, os resultados da 3ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis – programa que busca incentivar boas práticas de gestão ambiental em ambientes aeroportuários e o reconhecimento de iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas.

Os aeroportos de Salvador (BA), Belém (PA), Montes Claros (MG) e Campo de Marte (SP) foram os destaques entre os 20 aeroportos participantes. Para quem quiser assistir à premiação, o evento está disponível no canal oficial da ANAC no YouTube (clique no link para acessar).

O projeto, que teve sua primeira edição lançada em 2019, busca incentivar o debate e a reflexão sobre sustentabilidade medindo o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) dos aeroportos brasileiros. A edição de 2021 contou com 32 critérios de avalição, os quais possuem pesos diferenciados de acordo com a sua importância em relação aos demais critérios.

A avaliação é realizada a partir de critérios que consideram a gestão dos aeroportos nos seguintes temas ambientais: energia elétrica, recursos hídricos, resíduos, mudanças climáticas, qualidade do ar local, ruído aeronáutico, e gestão organizacional.

Os aeroportos inscreveram-se voluntariamente e passaram a competir em grupos conforme o número de passageiros processados anualmente, seguindo o disposto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 153. A classificação ocorreu por níveis, sendo: “primeira classe”, para os aeroportos com pontuação maior ou igual à média simples de seu grupo; e “classe executiva”, para os aeroportos com pontuação menor que a média, sendo que são excluídos da classificação participantes com pontuação final inferior a 25%.

Veja, abaixo, os destaques desta edição. O resultado completo das classificações e mais detalhes podem ser encontrados no BI.

Destaques:

  • Grupo C-IV(a): Aeroporto Internacional de Salvador (SBSV)
  • Grupo C-III(b): Aeroporto Internacional de Belém (SBBE)
  • Grupo C-II(c): Aeroporto de Montes Claros (SBMK)
  • Grupo C-I(d): Aeroporto Campo de Marte (SBMT)

(a) RBAC nº 153 – Classe IV: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 5.000.000.
(b) RBAC nº 153 – Classe III: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 1.000.000 e inferior a 5.000.000.
(c) RBAC nº 153 – Classe II: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja igual ou superior a 200.000 e inferior a 1.000.000.
(d) RBAC nº 153 – Classe I: aeródromo em que o número anual de passageiros processados seja inferior a 200.000.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias