Entre os dias 13 e 17 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esteve na cidade de Maputo, em Moçambique, para iniciar o projeto de cooperação técnica em aviação civil com o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM). A coordenação da missão foi da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com a ANAC, a missão, que foi recebida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, teve como objetivo levantar informações e trocar experiências entre as autoridades da aviação civil dos dois países para elaboração da estrutura lógica do projeto, que será desenvolvido em três eixos principais: segurança operacional, governança e capacitação.
A delegação brasileira da ANAC foi composta por servidores da Agência e pelo Superintendente de Planejamento Institucional, Marcelo Bernardes. Por parte do Ministério das Relações Exteriores, participaram o embaixador brasileiro em Moçambique, Ademar Seabra, e a responsável pelo Programa de Cooperação Técnica Brasil – Moçambique Paula Rougemont.
Outras Iniciativas de Cooperação Internacional
Em janeiro deste ano, a ANAC realizou o Workshop de Resistência de Pavimentos Aeroportuários para a Autoridade de Aviação Civil de Angola, com treinamento sobre o método ACN/PCN, além do novo método de avaliação de resistência de pavimentos da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), que entrará em vigor em novembro de 2024.
Outro destaque foi também em Angola. A capacitação sobre Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para Operador de Aeródromo (SGSO/AGA) ajudou o país a ter resultados positivos na auditoria da OACI. De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da ANAC Angola, Amélia Kuvíngua, o resultado preliminar aponta que o país foi superior à média regional dos 24 países da região Sul e Leste da África.
Informações da ANAC
Leia mais: