Início Regulamentação

ANAC colhe dados para sua nova ferramenta de segurança operacional de aeroportos

Imagem ilustrativa – Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou vistorias no aeroporto de Uruguaiana/RS, nos dias 21 e 22 de fevereiro, para coletar informações sobre gerenciamento de risco no aeródromo, que tem a previsão de receber novos voos a partir de abril. Além da Agência, a visita contou com a participação de representantes das áreas de safety da GOL, VoePass, Azul, CCR Aeroportos e da Infraero.

A vistoria faz parte de um projeto de desenvolvimento de uma ferramenta padronizada para a avaliação de segurança operacional em aeródromos, a partir da qual as informações sobre a infraestrutura aeroportuária do país, coletadas pelos operadores aéreos e de aeródromo, poderão ser compartilhadas visando melhorar o gerenciamento de risco da ANAC e dos demais operadores e também as tomadas de decisão do setor.

Do ponto de vista de safety, a atividade permitiu a troca de percepções entre os participantes sobre as questões de gerenciamento de risco e sistema de gerenciamento da segurança operacional em aeroportos. Os pontos de melhoria identificados na visita serão incorporados à ferramenta, que ainda será apresentada aos operadores de aeródromos para nova rodada de coleta de contribuições antes da implantação definitiva.

A coleta de informações faz parte do trabalho colaborativo da Agência com a indústria no contexto da revisão do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139, que trata da certificação de aeroportos, e da Resolução ANAC 651/2021, que estabelece a previsão de processo de gerenciamento de risco e garantia da segurança operacional para casos específicos.

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile